A vereadora Karen Santos (PSOL) iniciou uma proposta de revogação da concessão da Comenda Porto do Sol ao deputado federal Eduardo Bolsonaro. A homenagem a ele foi aprovada pelo Plenário em 13 de julho de 2022 e a entrega da comenda ocorreu em 15 de dezembro do mesmo ano.
O projeto que está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre foi apresentado pela vereadora com a justificativa que Eduardo Bolsonaro, juntamente com seu pai Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, liderou movimento que realizou atos antidemocráticos de questionamento do resultado eleitoral que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva como novo presidente. “No dia 8 de janeiro de 2023 assistimos atos golpistas e terroristas ocorridos nas sedes dos Três Poderes por apoiadores da família Bolsonaro, em desrespeito à vontade da maioria do povo brasileiro expressa nas urnas, bem como atentando contra o regime democrático conquistado a duras penas no país”, explica a vereadora.
Karen lembra ainda que a Comenda Porto do Sol é a mais alta honraria concedida pela Câmara, e se destina a homenagear personalidades que se destacam pelo seu trabalho em prol da sociedade, tendo trazido enriquecimento ao conhecimento humano.