Foto: Mauricio Tonetto

O governador reeleito Eduardo Leite deu início hoje (06) à composição do próximo secretariado do Rio Grande do Sul. Ao lado do vice-governador eleito, Gabriel Souza, ele anunciou a permanência de Artur Lemos como chefe da Casa Civil.

Leite justificou a escolha de Lemos a partir das necessidades do próximo governo. “A Casa Civil é uma posição que exige capacidade técnica e política, o que o Artur já demonstrou nos últimos anos. Projetamos uma pauta legislativa menos polêmica, comparada aos últimos anos, mas para o novo ciclo de governo temos também a necessidade de ajustes estruturais e a melhoria da performance do governo. O Artur nos ajudará a cumprir esta pauta”, afirmou.

Conforme Leite, a montagem da equipe do primeiro escalão iniciou pela Casa Civil e pelo nome de Lemos em função do papel de coordenação política que a posição demanda. “O anúncio de que ele segue na estrutura do governo lhe dá o empoderamento necessário, em meu nome e em nome do novo governo, para poder aprofundar conversas com os outros partidos políticos na direção de virem pela frente os próximos anúncios”, explicou o governador eleito.

Lemos agradeceu o convite e garantiu que o próximo governo terá a oportunidade de aprimorar ainda mais a gestão. “Um ciclo vai se iniciar em janeiro de 2023 e será possível, identificando os acertos, continuar, mas sabendo onde estão os erros e fazendo os ajustes. Na Casa Civil, teremos uma ampliação da atuação política para além do relacionamento direto com a Assembleia, com os demais poderes e instituições, para que a gente consiga atingir o fim de levar o resultado à população, levando melhores políticas públicas à sociedade”, disse Lemos.

A equipe de Leite projeta anunciar os outros nomes na próxima semana, quando o novo governo deve encaminhar à Assembleia Legislativa os projetos de reestruturação administrativa, com um organograma redesenhado para entrar em sintonia com as prioridades da próxima gestão. “Estamos revisando a estrutura. Depois, vamos definir as pessoas que irão nos acompanhar no próximo ciclo de governo”, adiantou Leite.

Compartilhe essa notícia: