Na próxima quarta-feira (12), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Luiz de Almeida, participará de audiência na Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados. Os parlamentares esperam esclarecimentos sobre a entrevista dada à BBC News em que o ministro cobrou que o Supremo Tribunal Federal julgue uma ação sobre a descriminalização das drogas.
Almeida defende a descriminalização como maneira de reduzir a superlotação do sistema carcerário. A postura é criticada pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), autor do pedido de audiência com o ministro.
“Entendemos como desrespeitosa a fala do ministro não somente com a população que acredita na defesa da vida, mas com a própria população que está querendo se livrar desse mal, que está em processos de reabilitação em casas de recuperação. É menosprezar a ação de nossas polícias”, argumentou o parlamentar.
Os deputados também farão perguntas sobre a situação dos presos após as manifestações do dia 8 de janeiro. A audiência está marcada para às 14h.
*Com informações da Agência Câmara Notícias