Foto: Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que todas as imagens gravada durante a a invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro sejam encaminhadas para a investigação que está sendo feita pela Corte. A decisão foi assinado ontem (21).

A determinação acontece após a gestão interina do GSI informar ao Supremo que uma sindicância foi aberta em 26 de janeiro pelo órgão para apurar a condutar de agentes que estavam em serviço.

Moraes ainda ordenou que a Polícia Federal (PF) realize, em 48 horas, o depoimento de todos os funcionários do GSI que foram identificados após gravações divulgadas pela CNN Brasil mostrarem o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias e outros servidores no interior do Palácio do Planalto durante as manifestações.

Para Moraes, as gravações são necessárias para apurar a responsabilidade criminal dos envolvidos.

“Portanto, inexiste sigilo das imagens, com base na Lei de Acesso à Informação, sobretudo por serem absolutamente necessárias à tutela jurisdicional dos direitos fundamentais, ao regime democrático e republicano, que foram covardemente desrespeitados no ataque criminoso à nossa democracia, no dia 8/01/2023”, escreveu o ministro.

Compartilhe essa notícia: