Três navios de guerra da Otan chegaram nesta segunda-feira ao porto finlandês de Turku, no sudoeste da Finlândia, para treinar com a marinha finlandesa, enquanto Helsinque considera a possibilidade de ingressar na aliança liderada pelos Estados Unidos em meio ao aumento das tensões com a Rússia sobre a Ucrânia.

O caçador de minas letão LVNS Virsaitis e os caçadores de minas estonianos ENS Sakala e o holandês HNLMS Schiedam treinarão com dois caçadores de minas da frota costeira da Finlândia, disseram as forças de defesa finlandesas em um comunicado.

O exercício de dois dias, programado para começar em 28 de abril, preparará os navios finlandeses para participar das forças de resposta da OTAN em 2022 e se concentrará em “contramedidas de minas e trabalho em uma estrutura multinacional”, disse o comunicado.

A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, disse em 13 de abril que seu país tomará uma decisão nas próximas semanas sobre se candidatar à adesão à Otan, provocando uma resposta irada da Rússia.

A Finlândia e a vizinha Suécia são parceiros próximos da Otan, mas se recusaram a aderir à aliança de 30 membros, fundada em 1949 para combater a União Soviética durante a Guerra Fria.

Marin disse que a opção de ingressar na Otan deve ser cuidadosamente analisada, mas que tudo mudou desde que as forças russas invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro. A Finlândia compartilha uma fronteira terrestre de 1.300 km com a Rússia.

Fonte: Reuters

Compartilhe essa notícia: