Análise eleitoral

Mário Bernd, ex-vice presidente da Assembleia Legislativa, definiu com exatidão: “A população cansou do discurso contra a política. Voltou a acreditar na boa política, embora algumas exceções.”

Surpreende

Paulo Guedes acumula quilometragem considerável atritando-se com vários escalões de Brasília. Nos bastidores, afirmam que o ministro, conhecido como Posto Ipiranga, está ficando sem combustível.

Tem ruído na linha

A cotação do dólar era de 4 reais em agosto de 2019 e pulou para 5 reais e 40 centavos. Aumento de 35 por cento, o que jogou nas alturas o preço de insumos e matérias-primas importadas. Com o aquecimento da demanda, os empresários repassarão o aumento do câmbio para os preços ou faltarão produtos.

Conhece os bastidores

Mansueto Almeida foi secretário do Tesouro Nacional até junho. Na entrevista publicada ontem pelo jornal O Estado de São Paulo, acende um fósforo perto de um tonel de gasolina ao declarar: “É engodo achar que aumentar gasto sem limite vai resolver o problema da pobreza no Brasil.”

Balanço

Três partidos vão comandar a metade das capitais a partir de 2021. O MDB venceu em cinco das sete que disputou no domingo. PSDB e DEM, quatro cada, já somadas as vitórias no primeiro turno.

Não há como escapar

Passadas as comemorações e a euforia, os eleitos sabem: agora, é o momento de encarar o drama e que o populismo de mãos vazias banaliza a Democracia.

Governam a crise ou serão governados por ela. A cartilha para os marinheiros de primeira viagem orienta: a melhor maneira de prever o futuro é construí-lo.

Pensando adiante

Surge o primeiro esboço de candidaturas ao governo do Estado: Eduardo Leite, Onyx Lorenzoni, Alceu Moreira, Romildo Bolzan Júnior, Luis Carlos Heinze, Miguel Rossetto, Mateus Bandeira, Manuela D’Ávila e Pedro Ruas.

Entre o fácil e o difícil

Sérgio Moro deverá escolher: a tranquilidade dada pela condição de contratado de uma consultoria de gestão de empresas ou a corrida com obstáculos para chegar à Presidência da República.

Tudo é possível

A possibilidade de impressão de votos voltará à discussão no Congresso. Se há desconfiança no sistema atual, cabe acrescentar: a urna eletrônica poderá imprimir o nome do escolhido pelo eleitor e registrar outro para a apuração.

Inovação

O secretário municipal de Educação será escolhido por votação. Decisão de Ricardo Garcia, do Avante, prefeito eleito de Itapagipe, cidade com 16 mil habitantes no interior de Minas Gerais.

Território do vale-tudo

Uma das conclusões ao final das eleições: com desvantagens, a política em grande parte se transferiu para as redes sociais.

Mais um efeito

Posses festivas, sonhadas por muitos eleitos, ficarão transferidas para os eleitos em 2022. As solenidades em janeiro não terão faixas e aplausos de apoiadores, lotando salões e plenários. A pandemia obrigará a presenças reduzidas em atos formais.

Há 70 anos

A 1º de dezembro de 1950, Getúlio Vargas recebeu, em Uruguaiana, o deputado federal Café Filho, vice de sua chapa, e o governador de São Paulo, Ademar de Barros. Trataram da formação do ministério. Vargas havia vencido a eleição presidencial, a 3 de outubro, com 48,7 por cento dos votos. Derrotou Eduardo Gomes, que ficou com 29,6 por cento.

Compartilhe essa notícia: