Esforço para se manter sob holofotes

Abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito é tarefa fácil. Difícil se torna a conclusão. Ontem, a CPI da Pandemia aprovou a convocação de nove governadores, um ex-governador e uma vice-governadora para prestarem depoimento na comissão. Incluiu também o retorno do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, do ex-ministro Eduardo Pazuello. Na sequência, a lista abrangerá prefeitos, a quem os governadores deverão atribuir culpa por erros e supostos desvios.

Expectativas diferentes

As sessões da CPI se estendem, rendendo manchetes por semanas. A população, porém, está interessada no enfrentamento da pandemia e em muitos esclarecimentos concretos. Entre eles, o motivo para o silêncio dos senadores durante o ano passado, quando ocorreram os fatos que hoje condenam.

 Agora, acordaram para faturar prestígio diante das câmeras de TV com transmissões ao vivo.

Resultados aparecem e surpreendem

O faturamento da indústria brasileira de máquinas e equipamentos cresceu 72,2% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, totalizando 16 bilhões e 600 milhões de reais em 2021. Nos últimos 12 meses, as vendas do setor acumularam o montante de 179 bilhões, com alta de 18,1%. O setor em todo o país emprega 346 mil funcionários e tem expectativa de crescimento de 13,5% este ano. Os dados foram divulgados ontem pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

 

Melhorou

O governo federal arrecadou 156 bilhões e 820 milhões de reais com impostos e contribuições em abril. É recorde para o mês na série iniciada em 1995. Demonstra reanimação dos negócios. A receita obtida no período de janeiro a abril somou 608 bilhões e 550 milhões de reais, também recorde. A arrecadação de abril foi 45,22% maior, descontada a inflação, que a de um ano antes.

Dose de otimismo

As novas estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto têm ficado entre 3,4% a 4%. Se forem confirmadas, a economia brasileira sairá da situação difícil que enfrentou em 2020, quando o Produto Interno Bruto diminuiu 4,1%.

Tomara que se realize, materializando a retomada do desenvolvimento. Que a roda da Economia volte a girar e o nível de empregos seja não só readquirido, mas também cresça. Esperança, no meio de uma pandemia, é um bom remédio.

Sob risco de mais redução

Hoje é o Dia Nacional da Mata Atlântica. Ocasião para lembrar sobre a necessidade de proteger e recuperar um dos biomas mais antigos do Brasil, originado há aproximadamente 70 milhões de anos. Seu exuberante território estendia-se por 1 milhão e 300 mil  quilômetros quadrados, nas áreas litorâneas desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.  Era o segundo maior bioma do continente, depois da Amazônia. Restam apenas 7,3% da cobertura florestal. Atualmente, a Mata Atlântica abriga 261 espécies de mamíferos, 620 de aves, 200 de répteis e 280 de anfíbios.

A criação do Dia Nacional da Mata Atlântica foi instituída por decreto presidencial de 21 de setembro de 1999. A escolha de 27 de maio homenageia a Carta de São Vicente, em que o Padre Anchieta descreveu pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

Giro constante

Kátia Abreu, de Tocantins, uma das mais conhecidas senadoras no país, voltou ao ponto de partida. Em 1955, filiou-se ao PPB. Depois, foi assinando mais fichas em outros partidos: DEM, PSD, PMDB e PDT. Agora, está no PP (ex-PPB).

Foi ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante o segundo governo de Dilma Rousseff. Nas eleições presidenciais de 2018, compôs como vice na chapa de Ciro Gomes.

Compartilhe essa notícia: