Sinal de alerta

A Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado do Rio Grande do Sul prevê déficit de 4 bilhões e 200 milhões de reais em 2022. Motivo suficiente para acionar o freio das despesas para que o endividamento, hoje em torno de 80 bilhões de reais, não suba mais. Esse valor corresponde a quase duas arrecadações anuais do Estado.

Abertura de mercados

A obtenção do certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação pelo Rio Grande do Sul, ocorrida ontem, resultou da união bem sucedida de esforços da iniciativa privada com o governo do Estado. Serve de modelo para futuros desafios.

Com merecimento

Primeiro colocado na eleição entre seus colegas, o procurador Marcelo Lemos Dornelles foi escolhido ontem pelo governador Eduardo Leite para o cargo de procurador-geral do Ministério Público. Promotor de Justiça desde 1996, Dornelles presidiu a Associação do Ministério Público no biênio 2008/2010. Foi também presidente do Instituto Crack nem Pensar, de 2011 a 2014. Como promotor, atuou em Tupanciretã, Cruz Alta e Canoas. Uma carreira brilhante e reconhecida em defesa do interesse público.

Tardiamente

A pergunta que surge a cada novo depoimento na CPI da Pandemia: por que não denunciaram no momento em que os fatos ocorreram? Faltou coragem? Não mediram as consequências da omissão?

Na contramão

O jornal espanhol El País, esta semana, destacou: “A menos de um ano e meio para as eleições presidenciais, Jair Bolsonaro embarcou em uma lesiva campanha de descrédito do atual sistema de votação com urnas eletrônicas. Adotada há 25 anos, a urna eletrônica se destaca, segundo as autoridades eleitorais, por sua eficácia, segurança e transparência, sem ter dado lugar a nenhum incidente relevante em todo esse tempo.”

Onda de otimismo       

O jornalista Celso Ming tem 53 anos de experiência na Editoria de Economia. Ontem, em sua coluna no Estado de São Paulo, publicou: “Há 15 dias espalhava-se a impressão de que a atividade econômica do Brasil vinha com mais vigor do que a esperada. Agora, já não é apenas impressão. Há sinais fortes de crescimento do Produto Interno Bruto neste ano mais perto dos 5% do que dos 4%.”

 

Negócios em primeiro lugar

“A China relaxará as regras para o investimento estrangeiro, aumentando seu apelo de mercado aos investidores globais e sinalizando sua determinação de aprofundar a abertura.”

A notícia foi divulgada ontem pela agência oficial Xinhua e entra mais uma vez em choque com o que governos de esquerda no resto do mundo defendem.

 

Reconhecimento

Amanhã, será assinalado o Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas, que enfrentam adversidades para salvar a vida de vítimas de doenças, violências e acidentes. Identificados pelo capacete azul, 120 mil servem, atualmente, em 17 missões ao redor do mundo. Pelo trabalho que realizam, receberam em 1998 o Prêmio Nobel da Paz.

 

Pela conciliação

O Brasil tem uma longa história de contribuição para as operações de manutenção da paz. No momento, nossos militares servem em nove missões da ONU, incluindo locais como Darfur, Chipre, Líbano e República Centro-Africana. Os brasileiros foram destacados em 1956 para uma das primeiras missões da ONU: enfrentar a crise no canal de Suez. Garantiram e supervisionaram a cessação das hostilidades entre Egito e Israel.

Compartilhe essa notícia: