Socorro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, admite que haverá  prorrogação do auxílio emergencial por até três meses, de agosto a outubro. Se os números da pandemia seguirem ruins, a extensão do benefício será inevitável.

 

Volta da espiral

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central terá nova reunião no dia 16 deste mês. A última, realizada a 5 de maio, deu sequência à elevação dos juros de 2,75% para 3,25% ao ano, patamar esperado pelo mercado. A expectativa é de que ocorrerá outro aumento da taxa básica.

 

Recomeço

Com 24 requerimentos na pauta, às 9h de hoje vai girar a roda gigante da CPI da Pandemia.

 

Nada consta

Foi arquivado pela Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil do Palácio Piratini, ontem, o processo administrativo aberto contra o deputado estadual Ruy Irigaray em março deste ano. À época, era secretário estadual de Desenvolvimento e Turismo. A conclusão de três procuradores foi unânime no sentido de que nada consta contra Irigaray em uma gravação entregue por anônimo, que pretendia envolvê-lo em irregularidade.

 

Bola de neve

O registro, até agora tímido, precisa de mais ênfase: no dia 27 de maio, foi alcançado o Dia da Liberdade de Impostos. Tudo o que brasileiros trabalharam e produziram, de 1º de janeiro até esse dia, foi para pagar impostos. Somente a partir de agora, os resultados poderão ficar no bolso dos trabalhadores e empreendedores. A cada ano essa data anda para frente no calendário, ilustrando o constante aumento do tamanho da mordida que o poder público dá no orçamento de cada um.

O pior: mesmo tirando tanto dinheiro dos cidadãos, os orçamentos públicos continuam no vermelho e uma parte é empurrada para o futuro na forma de dívida.

Olhando para o futuro

O professor e doutor Cesar Roedel, analista de conjuntura internacional, escreve: “O Século XXI pertence à China? Essa é uma questão que ainda resta inconclusa, abrindo espaço para um dos maiores desafios geopolíticos do século: até que ponto o apetite de Beijing será pacífico? (…) A expansão global chinesa tende a ser, cada vez mais, o maior desafio geopolítico para os Estados Unidos e a sua política externa. Muitas tensões já estão em jogo e o risco de maiores atritos vai ficando mais claro, onde as narrativas perderão valor e as ações devem tomar o seu espaço. Seria o conflito do século?”

Deve melhorar

O Banco Central está próximo de encerrar os cálculos de maio, prevendo superávit de 3 bilhões e 600 milhões de dólares em conta-corrente e entrada de 2 bilhões e 3 milhões de dólares para Investimento Estrangeiro Direto. Há expectativa de manutenção de bom volume de ingressos mensais à frente com base no andamento da vacinação e na maior confiança dos investidores em uma recuperação gradual da atividade econômica a partir do segundo semestre.

Luta desigual

Hoje é o Dia do Oceanógrafo. Jacques Cousteau, um dos precursores, dedicou a vida à pesquisa e à preservação. Certa vez, declarou: “Tenho esperança de que um maior conhecimento do mar, que há milênios dá sabedoria ao homem, inspire mais uma vez os pensamentos e as ações daqueles que preservarão o equilíbrio da natureza e permitirão a conservação da própria vida. Água e ar, os dois fluídos essenciais e dos quais toda a vida depende, não podem se tornar uma grande lixeira.”

Compartilhe essa notícia: