Sopro de bons ventos

Maio ficou marcado pela renovação da marca histórica do índice da Bolsa de Valores de São Paulo, com investidores projetando um cenário de recuperação da Economia para o segundo semestre de 2021 e principalmente 2022.

Aperto no cinto

O governo do Estado segue progredindo rumo ao reequilíbrio das contas públicas. Nos quatro primeiros meses deste ano, registrou superávit orçamentário de 2 bilhões de reais. É muito significativo. O primeiro Relatório de Transparência Fiscal de 2021, apresentado esta semana pelo secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, demonstra um quadro em evolução, embora persistam grandes desafios de gestão fiscal. Ganha a população com o surgimento de recursos que serão aplicados em serviços básicos.

Narração e emoção

A sessão do Supremo Tribunal Federal, que julgará o pedido de partidos de oposição para suspender os jogos da Copa da América no Brasil, poderia ser transmitida de forma inédita. Bastaria convocar os locutores de jogos de futebol, que teriam cabines especiais no plenário.

Agressões inadmissíveis

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul divulgou ontem nota de repúdio, manifestando “indignação ao tratamento de senadores às médicas Mayra Pinheiro e Nise Yamaguchi na CPI da Pandemia”. Em um trecho, enfatiza: “A entidade repudia, veementemente, constrangimentos submetidos às respeitadas cidadãs, mulheres experientes, profissionais com qualificados currículos e respeito profissional.” Adiante: “Com o episódio, os senadores prestaram desserviço à sociedade e demonstraram péssimo exemplo à democracia, de forma contraditória, ignorando a pluralidade de opiniões e visões.”

Atitude ridícula

O que ocorre na CPI da Pandemia: os depoentes enfrentam pressões para dizerem o que os senadores da oposição querem. Caso contrário, viram alvo e são expostos à execração.

Para dar um basta  

O deputado estadual Issur Koch protocolou projeto de lei, que tramita por comissões técnicas da Assembleia Legislativa, instituindo a Política de Prevenção à Violência contra Profissionais da Educação da Rede de Ensino Estadual. Pela proposta, caso comprovado ato de violência contra professores, orientadores pedagógicos, ou equipe diretiva das instituições de ensino, tanto a escola como a família responderão solidariamente.

Colocação vexatória

Estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do Ensino Fundamental e dos Ensino Médio (alunos de 11 a 16 anos), revelou que o Brasil lidera o ranking de violência nas escolas.

Contra poluição

Dia Mundial do Meio Ambiente, que será assinalado amanhã, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas em 1972, durante a Conferência de Estocolmo.

Um ano antes, em Porto Alegre, foi fundada a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), com as participações de José Lutzenberger, Augusto Carneiro, Flavio Lewgoy, Caio Lustosa, Alfredo Gui Ferreira, entre muitos outros.

A Semana Nacional do Meio Ambiente, que se encerrará neste domingo, foi Instituída por decreto em 1981.

Crescimento

Pesquisas revelam mudanças nos hábitos de consumo da maior economia do mundo. Nos Estados Unidos, mais de 50% das vendas de produtos eletrônicos são pela Internet. Antes da pandemia, o comércio eletrônico representava menos de 3% das vendas totais de alimentos no país. Agora, está próximo de 10%. De 2010 a 2018, o e-commerce cresceu 12% ao ano entre os norte-americanos. Em 2019, foi para 15% e, em 2020, atingiu 25,1%. Todos esses números eram projetados para daqui cinco anos ou mais. A Covid-19 acelerou as tendências de varejo.

Compartilhe essa notícia: