Prefeitos cumpriram agenda de reuniões. Foto: Divulgação

Um comitiva de prefeitos gaúchos esteve em Brasília buscando recursos para a Saúde e também para a construção de um aeroporto regional em Caxias do Sul. Em uma visita ao Ministério da Saúde, o grupo abordou o teto MAC – tabela que corresponde aos repasses da pasta para o custeio de procedimentos de média e alta complexidade. Segundo o o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, a tabela está defasada e deve ser atualizada para a saúde da população da Serra ser melhor atendida.

A comitiva também visitou o gabinete do senador Luís Carlos Heinze para discutir os encaminhamentos de emendas de Caxias do Sul, visto que o congressista é autor do projeto da Lei Complementar 197, de 2022, que prevê recursos para hospitais e entidades filantrópicas sem fins lucrativos no valor de R$ 2 bilhões. No estado gaúcho, o montante será de R$2 milhões, e em Caxias as entidades beneficiadas são os hospitais Geral, Pompéia, Virvi Ramos e do Círculo.

Didomenico também se reuniu com Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos. A pauta foi o Aeroporto Regional de Vila Oliva e a ligação do aeroporto com Gramado, além da construção da ponte prevista no projeto.

Já no Ministério dos Transportes, o encontro foi com o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro. “Estivemos tratando da ativação do terminal ferroviário de Vacaria. Já incluímos a discussão da malha Sul, que o governo Estadual vai começar nos próximos dias, falando da inclusão do ramal de Vacaria, passando por Vila Oliva e descendo para o futuro porto de Arroio do Sal”, explica o Didomenico.

A agenda no Distrito Federal também contou com uma visita à Embratur, em busca de investimentos no turismo e de patrocínio para a Festa da Uva de 2024. Os encontros aconteceram na última quinta-feira (2). Além do prefeito de Caxias do Sul, a comitiva também contou com a presença dos prefeitos de Nova Prata, de Farroupilha, de Arroio do Sal, o vice-prefeito de Vacaria, o presidente da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) e membros do MobiCaxias (Associação Mobilização por Caxias do Sul).

Compartilhe essa notícia: