Presidente da AL RS está na capital federal. Foto: Guerreiro/ALRS

O presidente de Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, está desde ontem (22) em Brasília para tratar da estiagem e da educação no Rio Grande do Sul, ele permanecerá na capital federal até esta quinta-feira (23).Os deputados Zé Nunes (PT) e Capitão Martim (Republicanos), membros da Comissão de Representação Externa que acompanha os impactos causados pela estiagem nas produções gaúchas acompanharam Zanchin.

Os parlamentares estiveram no Ministério da Agricultura e Pecuária para audiência com o ministro interino da pasta, secretário-executivo, Irajá Lacerda. Durante a reunião, o grupo entregou ofício com as principais necessidades emergenciais e a longo prazo dos agricultores gaúchos que sofrem perdas causadas pela ausência de chuvas.

“Já contabilizamos 75% dos municípios do RS com decreto de situação de emergência por conta da estiagem e a economia gaúcha está sendo fortemente impactada. As famílias gaúchas precisam de auxílio imediato, mas também precisam de medidas preventivas para evitar que a seca prejudique a produção de seus sustentos em futuros períodos de estiagem”, afirmou Zanchin. Também participaram da reunião os deputados federais Dionisio Marcon (PT) e Alexandre Lindenmeyer (PT).

O presidente da AL se reuniu com os senadores gaúchos Hamilton Mourão (Republicanos) e Paulo Paim (PT), ambos membros da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. “Estamos aproximando a Assembleia de todos que possam contribuir com este nosso debate para melhorar os índices do ensino no nosso Estado”, afirmou Zanchin.

Ainda esteve reunido com o coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, deputado federal Carlos Gomes (Republicanos). Na pauta, as ações propostas pela gestão de Zanchin na presidência do parlamento estadual para aprofundar e aprimorar o tema da educação.

Na Câmara dos Deputados, Zanchin também participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, proposta feita e presidida pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB).

Às 17h desta quinta, a comitiva se reunirá com o ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Compartilhe essa notícia: