Na próxima quarta-feira (3), a Assembleia Legislativa será palco da audiência “Racismo, preconceito e hipervigilância sofridos por pessoas negras nas redes de supermercados e shoppings centers no Rio Grande do Sul” a partir das 9h30.
O encontro surgiu a partir do Movimento Vidas Negras Importam, que solicitou a deputada Luciana Genro (PSOL) uma audiência pública na Comissão de Diretos Humanos que discutisse os recentes casos de racismo em supermercados do Rio Grande do Sul e do Brasil. Um desses casos aconteceu em Santa Maria, onde um homem negro foi espancado pelo segurança de um supermercado, após ser acusado de roubar a carne que havia comprado.
Gilvandro Antunes, coordenador do movimento antirracista, relata que procurou a deputada Genro, porque ela sempre foi uma aliada da causa. “A hipervigilância, o constrangimento e humilhações racistas a pessoas negras, sobretudo em grandes estabelecimentos comerciais, têm sido uma regra e não uma exceção como querem passar para a opinião pública. Em um país racista, é cultural e estrutural ter a figura do negro como algo suspeito e que deve ser vigiado e punido. Isso precisa ser enfrentado”, argumenta.
A audiência ocorre no Espaço Convergência da Assembleia Legislativa, no térreo, e será transmitida pelo Youtube da Assembleia Legislativa e da deputada Luciana Genro.