Seis senadores encaminharam pedidos para que a Comissão de Segurança Pública (CSP) convide o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o general da reserva Gonçalves Dias para dar explicações sobre as manifestações do dia 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas. Os requerimentos chegam após o militar deixar o governo por conta dos vídeos que mostram que ele estava no Palácio do Planalto no momento dos ataques.
Um dos pedidos foi assinado pelo senador Sérgio Moro. “Para que esclareça o comportamento dos agentes naquela data, o comportamento dele mesmo, e, igualmente, porque tanta dificuldade para o fornecimento anterior dos vídeos ao órgãos que solicitaram. Claro que aquela invasão, depredação foram lamentáveis, não se justifica em protestos ou manifestações qualquer espécie de violência, mas têm que ser apuradas todas as responsabilidades”, argumentou o parlamentar.
Além do requerimento de Moro, também foram feitos pedidos pelos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Esperidião Amin (PP-SC), Damares Alves (Republicanos-DF) e Jorge Seif (PL-SC).