Faixas exclusivas para ônibus (à esquerda na foto) poderão ser usadas por motociclistas. Foto: Ederson Nunes/CMPA

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei que prevê a liberação do tráfego de motos nas faixas exclusivas para ônibus. A vereadora Mônica Leal (PP) é a autora da proposta que, apesar da mudança nas faixas exclusivas, mantém a proibição nos corredores de ônibus.

Segundo o texto, a medida tem o objetivo de resolver dois problemas: os acidentes te trânsito e, também, diminuir os engarrafamentos na Capital. “As especificações do tráfego de motos permitem que essas transitem entre os carros de forma muitas vezes arriscada, isso porque muitos motoqueiros estão trabalhando com entregas de mercadorias e possuem prazos para a realização do serviço”, aponta o projeto.

Em sua justificativa, a parlamentar ainda cita o aumento acentuado de acidentes envolvendo motociclistas nos últimos 12 meses. “O número de sinistros de moto envolvendo traumas que demandaram internação hospitalar no Sistema Único de Saúde teve um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Ou seja, se a velocidade é uma marca das entregas, as estatísticas não ficam atrás: é possível perceber uma aceleração no número de acidentes. Entre 2015 e 2020, o crescimento foi de 15%, percentual obtido agora em apenas um ano”, argumenta.

No entendimento da vereadora, a redução do trânsito de motos entre os carros vai garantir um deslocamento mais seguro.

Compartilhe essa notícia: