Este conceito já está em alta no mercado de trabalho desde o início da pandemia. E não é para menos.

Em um ano de grandes expectativas, de frustrações e com muitas pessoas mais deprimidas e ansiosas, a capacidade de saber gerenciar as próprias emoções é uma das competências mais exigidas pelas organizações em relação a novos colaboradores.

As emoções têm mais influência em nosso comportamento, do que imaginamos. Em situações de estresse, as respostas emocionais chegam mais rápido que as racionais. A capacidade emocional diz respeito também diz respeito a observar e entender aqueles que estão ao nosso redor.

Por conta disso, pessoas que têm sua inteligência emocional desenvolvida, possuem as seguintes características:

– Conhecem suas forças e fraquezas;

– São bons líderes;

– Se dão bem com a maioria das pessoas;

– Mantêm um clima agradável por onde passam;

– São mais focadas;

As pessoas que possuem inteligência emocional estão mais preparadas emocionalmente para solucionar rapidamente problemas dentro da empresa.

Com base em entrevista do na medida, que tivemos há alguns dias, foram citadas algumas atitudes para ter inteligência emocional.

É muito importante escutar o que as pessoas estão falando no contexto. Filtrar as palavras, ante de falar, lidar com as emoções de maneira positiva, ser mais paciente com as pessoas e situações, focar sempre na solução e tentar não olhar tanto o problema.

Enfim, é fundamental, ter autoconhecimento e autonomia em suas atitudes frente a empresa onde trabalha, sempre mostrando agilidade e foco nos objetivos que se têm no mercado de trabalho.

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