Regulamento da CBF permite contratações mesmo após fechamento da janela. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O período de negociações entre os clubes de futebol ligados a FIFA no que se refere a compra e empréstimos de atletas teve seu início em 11 de janeiro de 2024 e encerra em 7 de março. Essa é chamada de primeira janela de transferências.

Mas o regulamento da CBF permite contratações após o fechamento da janela. Os clubes que disputam as duas principais divisões do futebol brasileiro, Séries A e B, poderão contratar jogadores após após a data estabelecida. Essa brecha permite que sejam feitas novas transações entre os dias 1º e 19 de abril, mas podem ser contratados apenas jogadores que foram inscritos em algum campeonato estadual.

A clausula exige apenas que a rescisão contratual seja em comum acordo entre as partes. Segundo a CBF isso foi criado para beneficiar os clubes de menor expressão que perderiam a chance de vender os seus jogadores que tiveram destaques nos estaduais, pois essas competições tem seu fim após o fechamento dessa janela de inicio de ano.

Entenda:

Parágrafo único – Só é admitida a solicitação de transferência fora desses períodos caso seja comprovada a rescisão por mútuo acordo ou encerramento do contrato de trabalho desportivo no exterior antes do término do período de registro anterior, nos termos do art. 6º do FIFA RSTP, ou quando incidentes quaisquer outras exceções aplicáveis e vigentes conforme o referido. […]

c) A rescisão por mútuo acordo ou o encerramento do contrato especial de trabalho desportivo (inclusive de empréstimo) com o clube anterior, ou a cessão temporária, ocorrida(o) entre os dias 01/04 a 19/04/2024, sendo que, nesses casos, a solicitação de transferência deve ser concluída no SNR até o dia 19/04/2024. O atleta em questão necessariamente deve ter participado do Campeonato Estadual de 2024; […]

A segunda janela de transferências tem inicio novamente em 10 de julho e vai até 2 de setembro. Essa última considerada a mais promissora – e famosa, em termos de grandes valores e atletas de alto “nível”.

É comum que os clubes brasileiros façam as contratações de maior impacto na famosa janela de meio de ano. Assim como negociam os seus principais atletas e tenham suas saídas nesses meses de contratações. Esse período é quando começa a temporada para o continente europeu. Aliás, os clubes do Brasil colocam em seus orçamentos do ano vigente esses valores de possíveis negociações para fechar suas contas.

Compartilhe essa notícia: