| Lívia Rossa |

Você já imaginou que a maneira de se vestir pode dizer muito sobre o comportamento de alguém? E, mais, que nem sempre a imagem que você tem de si mesmo pode ser a mesma que outros vêem? Para amenizar e harmonizar a imagem, a profissional Dóris Antunes, explica como o alinhamento estético e visual pode influenciar na vida das pessoas. Confira a entrevista:

RDC TV – Explica um pouco como funciona a metodologia da consultoria de imagem.

Dóris – A consultoria de imagem tem vários tipos de escolas e cada pessoa segue uma linha diferente. Como consultora, acabei fazendo vários cursos e criei uma diretriz própria. Trabalho com consultoria há quatro anos e sempre começamos com base na face das clientes. Podemos fazer um processo de análise completo, mas as pessoas podem fracionar de acordo com seu interesse.

RDC TV – Quais são as etapas da consultoria?

Dóris – Primeiro, precisamos saber o desejo de imagem da cliente e qual é a “dor” dela. Cada uma tem a sua. A partir dessa conversa começo a entender a linha que eu devo seguir na consultoria. Inicialmente, depois de espécie de questionário, começo vendo quais são as melhores cores dela. Também analiso as proporções e fazemos uma medida baseada na proporção áurea (a chamada medida da beleza). Por meio de um paquímetro, medimos a face da pessoa. Analiso o tamanho do olho, os tamanhos da face, o perfil da cliente, os formatos das características físicas. Assim, fazemos a análise facial. Por meio dessas medidas também tenho uma análise comportamental da pessoa.

RDC TV – Interessante essa questão comportamental. Como é feita a união de imagem e comportamento?

Dóris – Com base em neurociência. Quando o embrião está em formação, ele é composto por três folhetos. O folheto que forma a face é o mesmo que forma o cérebro. Por isso as características têm relação. Basta ver que, por meio da face, sem a pessoa falar, conseguimos ver o que alguém está sentindo. A partir das linhas do rosto, então, conseguimos transferir e equilibrar as linhas dos acessórios. O conceito de beleza é harmonia e equilíbrio.

RDC TV – Esse equilíbrio é feito como?

Dóris –  A gente tem que valorizar aquilo que a cliente gosta e harmonizar. Repetir o que ela tem de bonito e amenizar os pontos que ela não se sente confortável.  Assim, combinamos linhas, cores e formas que vão passar a imagem que é de desejo da pessoa. Dessa forma vemos também onde está o ponto fraco de cada uma. Uma vez tive uma cliente que estava decidida a fazer uma cirurgia plástica no nariz. Pedi para ela aguardar o fim da consultoria antes de realizar o procedimento. Quando comecei a fazer a análise facial e a proporção, descobri que o nariz estava perfeito e que questão que incomodava a cliente eram os olhos muito próximos. O que acontece é que, quando o olho é muito próximo, ele projeta o nariz. Ela precisava fazer apenas um jogo de sombra e luzes. Assim, a cliente desistiu da cirurgia plástica e, aplicando as técnicas, o nariz ficou perfeito.

RDC TV – A busca pela consultoria é uma questão de auto-estima?

Dóris – Sim, as pessoas buscam em função da baixa estima. A gente faz essa análise comportamental e a pessoa às vezes se enxerga diferente, implica com algo que ninguém está notando. Por meio das medidas eu faço simetria facial para definir e indicar o corte de cabelo, o melhor formato de óculos e onde tem que colocar sombra.
Tem ainda a parte de energias que envolve cor, cabelo, corpo. Vamos pontuando as características, se a pessoa tem traços femininos ou masculinos, por exemplo. Depois a pessoa recebe um relatório com tudo escrito e marcado e entende onde precisa amenizar ou pontuar mais. Não existe uma formula, não é igual para cada.

RDC TV – Que tipo de pessoa busca esse serviço?

Dóris – Principalmente noivas, para análise do branco do vestido delas e também para vestidos das madrinhas. Outro serviço bem procurado é a análise de cores e do cabelo. Faço essa análise pela cor da íris do olho da cliente e, pelas rajadas, consigo tirar tons da mecha dos cabelos.

RDC TV – Com base no que conversamos, que dicas você daria para mulheres começarem a aplicar no dia-a-dia?

Dóris –  Primeiro, saber o que é harmonizar e valorizar o que tem de bonito. Elas devem se olhar e ver o que gostam mais. Segundo, sempre sugiro que a pessoa faça uma análise de cores, porque é um serviço muito barato. Se pensarmos em tudo o que compramos errado e acaba ficando ruim, ou quando passamos uma mensagem que não gostamos, o gasto é muito grande. Por isso a questão da cor é importante, porque é provável que a pessoa use a mesma cor a vida inteira e fique bem.

RDC TV – Tem como cuidar da imagem sem ser consumista?

Dóris – Sim, com certeza. A ideia é comprar certo para que a pessoa passe a gastar menos. Geralmente quem mais precisa da consultoria é quem não pode comprar errado porque o dinheiro é curto. Então é melhor saber qual é a maquiagem certa, o esmalte certo e acessório correto.

Compartilhe essa notícia: