Nesta terça-feira (11), os municípios começam a receber as 310 câmaras de conservação de vacinas. Compradas pelo governo estadual 52 delas serão entregues hoje para municípios com menos de 100 mil habitantes. A 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) terá 29 cidades contempladas.

As câmaras têm capacidade de 200 litros e serão entregues aos prefeitos a partir do meio-dia em Porto Alegre. Os equipamentos operam com temperaturas entre 2ºC e 8ºC e servem para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos. A compra das unidades foi realizada com recursos do Ministério da Saúde.

“As câmaras frias garantem que vacinas e outros produtos possam ser entregues ao cidadão de forma segura, ainda mais agora, que temos duas campanhas ocorrendo de forma simultânea, a da gripe e do coronavírus. São patrimônios importantes para qualificar a estrutura de saúde dos municípios”, afirma Ane Nantal, coordenadora da 1ª CRS.

O objetivo é aprimorar a Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com a substituição das geladeiras domésticas por câmaras de conservação de imunobiológicos. Os critérios para a escolha dos municípios foram, além de menos de 100 mil habitantes, ter sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, e não estar equipado com câmara refrigerada.

A definição também levou em conta um levantamento do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) por meio de formulário eletrônico respondido pelas secretarias de saúde dos municípios. Inicialmente, a lista de compra era de 303 unidades, mas o Estado acabou adquirindo mais sete equipamentos nos últimos dias.

Foto: Alina Souza

Compartilhe essa notícia: