No mês de março, o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers) completa 113 anos e para a comemoração haverá, na tarde da próxima terça (12), uma programação especial. O evento recebeu o nome de “História, Arquitetura e Arquivo”.

A exposição vai contar a história dos prédios desde sua construção, as suas ocupações (Colégios Júlio de Castilhos e Protásio Alves, Secretaria de Administração, Junta Comercial do RS, seu tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS (Iphae) até os dias atuais.

Serão diversas atividades entre elas mostra de documentos históricos e fotos. Além de uma mesa redonda para explorar a debates obre a arquitetura dos prédios da Rua Riachuelo, no Centro Histórico da capital.

A diretora do Arquivo Público, Aerta Grazzioli Moscon, ressalta que um evento como esse é importante para valorizar o próprio acervo. É um dos poucos arquivos da América Latina que contempla todas as características para a preservação documental desde seu projeto de construção.

“O Apers tem cerca de 21 milhões de documentos provenientes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e seus concessionados Tabelionatos e Registros Civis”, destaca.

Nas comemorações de aniversário, também terá apresentação a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).

 

Apers 

O Arquivo Público do Estado concentra o acervo documental que conta grande parte da história dos gaúchos. Abriga também um conjunto arquitetônico em estilo neoclássico. A construção do espaço representou, no início do século passado, uma inovação tecnológica para um prédio destinado a reunir e preservar documentos.

 

A programação

Arte: Divulgação Seplag

Foto: Ascom/Seplag

Compartilhe essa notícia: