A edição de outubro da série Concertos Capitólio programou um recital com a obra de Johannes Brahms, um dos mais importantes compositores do romantismo musical europeu do século XIX. Já tradicional no calendário cultural de Porto Alegre, iniciado em 2015, o Concertos Capitólio recebe no próximo sábado, 5, às 11h30, as célebres Liebeslieder – Canções de Amor, Opus 52, com a participação da soprano Cynthia Barcellos, da mezzo-soprano Angela Diel, do tenor Roger Scarton, do barítono Francis Padilha e dos pianistas Fernando Rauber e Daniel Benitz.

A primeira parte terá a participação dos violinistas Richard Bartikoski e Ariel Polycarpo, que apresentarão o Scherzo em dó menor, junto com o pianista Daniel Benitz. Também serão executados Lieder, canções de Brahms: Die Mainacht, Wie Melodien, Alte Liebe, Von Ewiger Liebe.

Na segunda parte, serão apresentadas as Canções de Amor – Liebeslieder, Opus 52. Serão 18 valsas para piano a quatro mãos e quarteto solista. Embora não haja nenhum registro concreto indicando a inspiração exata, há especulações de que a motivação de Brahms para as canções tenha sido seu amor frustrado pela pianista Clara Schumann, esposa do compositor Robert Schumann.

A série Concertos Capitólio é uma iniciativa inédita da Casa da Música de Porto Alegre, que este ano completa dez anos e é reconhecida por sua atuação no ensino e produção musical na capital gaúcha, em parceria com a Cinemateca Capitólio. A proposta objetiva ampliar a oferta de espaços culturais na cidade para a música de câmara.

Concertos Capitólio
Liebeslieder. Canções e Valsas de Amor,
Johannes Brahms
Sábado, 5, às 11h30
Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro, 1085)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Programa
Liebeslieder Op. 52
Rede Mädchen, allzu liebes
Am Gesteine rauscht die Flut
O die Frauen
Wie des Abends schöne Röte
Die grüne Hopfenranke
Ein kleiner, hübscher Vogel nahm den Flug
Wohl schön bewandt

 

 

Reportagem: Cleber Saydelles

Foto: SMC/PMPA