A população de Farroupilha comemora o aniversário de 84 anos da emancipação do município nesta terça-feira (11). E a Educação é um dos motivos para festejar.
Desde 2014, Farroupilha ostenta o selo de Cidade Livre do Analfabetismo, concedido pelo MEC. Para conquistar o título, é preciso que o número de pessoas alfabetizadas ultrapasse 96% da população.
Outro motivo de orgulho é o Índice de Desenvolvimento Humano. Com uma população de 69 mil pessoas, o município tem um IDH de 0,77, superior à média do Brasil.
A história da cidade começou em 1875, quando as primeira famílias de imigrantes italianos chegaram à localidade, que recebeu o nome de Nova Milano.
Em 1934, uma comitiva com representantes das comunidades de Nova Vicenza, Nova Milano, Vila Jansen e Nova Sardenha entregou uma petição ao então interventor federal no estado José Antônio Flores da Cunha, que pertenciam a Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Montenegro.
E foi com o Decreto Estadual número 5,779, que no dia 11 de dezembro de 1934 foi constituído o município de Farroupilha, nome em homenagem ao centenário da revolta, que seria comemorado no ano seguinte.
Foto: Prefeitura de Farroupilha/ Divulgação