Segundo a Constituição Federal, é “inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”. Ainda assim, no Brasil, o crescimento da diversidade religiosa ao longo dos anos fez com que também aumentasse o número de casos de intolerância religiosa.

Agressões verbais e físicas, violência contra o local onde o culto é realizado e críticas em âmbito privado e público são demonstrações da intolerância religiosa. Assim, em 2007, o Estado reconheceu a existência de um problema e por meio de uma lei foi criado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

A data escolhida é o dia 21 de janeiro em alusão a violência praticada contra a Mãe Gilda, que morreu em 2000. Ela teve a complicações de saúde por consequência de perseguições religiosas.

Para debater o assunto, no Cruzando as Conversas desta terça-feira (11), Vitor Dalla Rosa recebe o assessor do Conselho do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul, Babà Hendrix de Oxalá; o vice-presidente da Federação Espírita do RS, Antônio Nascimento; e o teólogo luterano Pr Tiago José Albrecht.

É ás 22h30, na RDC TV, canais 24 e 524 da NET, você também pode acompanhar aqui pelo nosso site ou pelas redes sociais.

Na noite de segunda-feira (10), o Cruzando as Conversas debateu o regime semiaberto, confira:

https://www.facebook.com/rdctvdigital/videos/295322847770263/

Compartilhe essa notícia: