A Secretaria Municipal da Cultura apresenta a segunda edição da mostra Panorama Internacional – Videoarte e Cinema Experimental, nesta quinta-feira (7) às 19h, na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico). Com curadoria de Muriel Paraboni, a mostra traz neste ano 16 filmes de artistas de 11 países. A entrada é gratuita. Serão duas sessões com intervalo e, depois, haverá bate-papo aberto ao público a respeito dos filmes e da produção contemporânea.

Os destaques ficam por conta de obras como Meteorito  (2018), do mexicano Mauricio Sáenz, selecionada para os festivais de Rotterdam, Ann Harbor e AFI – American Film Institute Festival; da artista canadense Lisa Birke com The Knits (As malhas), exibido em mais de 20 festivais internacionais, entre os quais Toronto, Auckland e Vancouver; da cineasta italiana radicada em Berlin Iladia Di Carlo com The divine way (O caminho divino), premiado em festivais na Alemanha, Polônia, Peru, Suécia, Itália, França e outros.

Conforme Muriel Paraboni, organizador e curador da mostra, o Panorama dá sequência à proposta da primeira edição, que é de realizar um apanhado de filmes de destaque no circuito internacional recente, com foco em trabalhos autorais e de natureza artística. “A ênfase está na diversidade de estilos, gêneros e abordagens. A programação traz filmes realizados por cineastas, artistas, videoartistas, performers, poetas e experimentalistas que trabalham num alto nível técnico e estético.”

Temáticas íntimas e femininas como os trabalhos da canadense Lisa Birke e da austríaca Evelin Stermitz convivem com propostas políticas como em As long as I can hold my breath (Contanto que eu possa segurar minha respiração), do francês Mohamed Thara, que aborda o naufrágio de um barco de imigrantes no Mediterrâneo. Já os filmes Atonal, do também canadense Mikel Guillen, e Touch Stone, do japonês Takayuki Yoshida, oferecem olhares contemplativos e sensoriais sobre a experiência cotidiana e individual.

Além de perpassar questões existenciais e atuais, a mostra também traz filmes com forte pendor formalista e mesmo abstrato, como Monet Impressions, da artista espanhola Lisi Prada, num estudo sobre o mestre do impressionismo, e Juno, da mexicana Mariana Dianela Torres, que empreende uma viagem sensorial da terra ao cosmos em belíssimos experimentos digitais. A animação está contemplada pelo sul coreano Shon Kim, que em Bookanima faz um ensaio sobre Andy Warhol a partir de livros ilustrados.


Panorama Internacional: Vídeo-arte e Cinema Experimental – VOL #2

Quinta-feira, 7, às 19h
Pinacoteca Ruben Berta, (Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico)

 

Reportagem: Cleber Saydelles

Foto: SMC/PMPA

Compartilhe essa notícia: