No sábado, 14, às 11h30,  será aberta a exposição Artistas Mulheres: tensões e reminiscências, na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias,973 – Centro Histórico). A visitação vai até 22 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h, com útlimo acesso às 17h30. A proposta dá prosseguimento ao projeto Mulheres Nos Acervos, que questiona a assimetria de gênero nas instituições públicas de arte de Porto Alegre. Nessa exposição, as curadoras Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin escolheram mostrar todas as artistas mulheres presentes na Pinacoteca, dado que são somente vinte e duas em comparação a 76 artistas homens.

Esse desequilíbrio é explicado pela particularidade do acervo, doado à Prefeitura de Porto Alegre na década de 1970 pelos Diários Associados. A Pinacoteca Ruben Berta se caracteriza como um acervo fechado, ou seja, é constituído apenas pelas obras doadas no momento de sua criação e não realiza mais aquisições. Assim, a curadoria busca estabelecer relações entre as obras do acervo com as produzidas por três artistas contemporâneas convidadas: Pâmela Zorn, Mitti Mendonça e Virgínia di Lauro.

Antes da abertura da exposição, às 8h30,  ocorre o encontro de formação de professores com o grupo de pesquisa Mulheres nos Acervos. Partindo de uma visita mediada pelas integrantes do grupo – que são acadêmicas de História da Arte e curadoras, a proposta educativa engloba duas exposições, tendo início na Pinacoteca Aldo Locatelli na exposição Artistas Mulheres: territórios expandidos e término previsto na Pinacoteca Ruben Berta, onde será inaugurada a exposição Artistas Mulheres: tensões e reminiscências.

Artistas Mulheres: territórios expandidos procura ampliar as discussões acerca das questões de gênero na História da Arte do Rio Grande do Sul, lançando um olhar para o acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli. Levantamento realizado junto à coleção revelou que as artistas mulheres representam apenas 29% do acervo. Num esforço para traduzir no espaço expositivo o perfil da produção dessas artistas, a curadoria propõe um percurso através de 32 obras ordenadas em seis eixos temáticos. O conjunto explora a questão da territorialidade, que começa nos limites do corpo e se expande para os atos de habitar e coabitar em sociedade, do micro ao macro território, representado, sobretudo, na conquista de novos espaços e possibilidades de expressão.

Artistas do acervo
Anna Letycia Quadros
Conceição Piló
Dora Cerruti
Fayga Ostrower
Isabel Pons
Ismênia Coaracy
Jenny Garland
Judith Fortes
Maité D’Elba
Margarita Klappenbach
Maria Bonomi
Maria Helena Andrés
Maria Helena Chartuni
Maria Polo
Marianne Peretti
Marina Caram
Sônia Castro
Tereza Nazar
Tomie Ohtake
Vera Ilce
Vilma Pasqualini
Zoravia Bettiol

Artistas convidadas

Mitti Mendonça
Pâmela Zorn
Virgínia di Lauro

Artistas Mulheres: tensões e reminiscências
Curadoria: Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin
Pinacoteca Ruben Berta, Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico
Abertura: 14 de setembro, sábado, às 11h30
Visitação: até 22 de novembro de 2019
Horário: segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 13h às 18h (útlimo acesso às 17h30)

Formação de professores
Sábado, 14,
8h30 – Pinacoteca Aldo Locatelli: visita à mostra Artistas Mulheres: territórios expandidos
10h – Pinacoteca Ruben Berta: palestra Artistas Mulheres: tensões e reminiscências
11h30 – Abertura da exposição na Pinacoteca Ruben Berta
Inscrição gratuita via formulário on line através deste link
(evento com emissão de certificado)

Artistas Mulheres: territórios expandidos
Pinacoteca Aldo Locatelli ( Praça Montevidéu,10 – Centro Histórico)
Visitação: até 27 de setembro

 

Reportagem: Cleber Saydelles/ PMPA

Foto: SMC/ PMPA

Compartilhe essa notícia: