A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou nesta terça-feira, 26, uma roda de conversa com os coordenadores pedagógicos das escolas comunitárias de educação infantil. O último encontro do ano – ele acontece mensalmente – teve como tema Cultura da Leitura e da Escrita. O intuito da roda de conversa é incentivar os coordenadores a adotarem práticas que estimulam a leitura e a escrita no cotidiano das crianças.
A equipe pedagógica da Smed organizou um espaço de acolhimento com uma amostragem de livros do acervo da biblioteca que serviu de inspiração para os coordenadores reproduzirem em suas escolas. Além disso, a coordenadora do Núcleo de Cultura e Diversidade da biblioteca da Smed, Cristina Rolim, conversou com os educadores sobre os projetos Livro Andarilho e Baú de Histórias que visam a estimular a leitura dentro e fora das escolas.
Em uma dinâmica proposta pela equipe da Smed, os coordenadores puderam falar sobre as experiências de incentivo à leitura adotadas por suas escolas e trocar esses conhecimentos entre si. Assim, eles se reuniram e criaram novos ambientes acessíveis que poderiam abrigar novos elementos de escrita e leitura para que as crianças tenham proximidade com a prática desde os primeiros anos de vida.
No final, os coordenadores pedagógicos foram orientados sobre o Documento de Acompanhamento do Percurso Educacional (Dape), que foi desenvolvido pela Comissão de Combate à Infrequência. As instituições deverão emitir esse documento com a trajetória da criança durante a sua permanência na escola para posteriormente entregar à família.
As rodas de conversas com os coordenadores pedagógicos das escolas são realizadas todo mês com uma temática diferente. Participaram dos encontros membros das 216 Escolas Comunitárias de Educação Infantil (Eceis), das 43 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e das 40 Escolas Municipais de Ensino Fundamental que contam com turmas de educação infantil.
Foto: Raphaela Auad SMED/PMPA