O IPE Saúde e o Simers anunciaram reajuste de aproximadamente 35% nos honorários para médicos vinculados ao Instituto, na manhã de terça-feira (11), em reunião realizada em Porto Alegre.

Os honorários pagos pelo IPE a cada consulta realizada estavam congelados desde 2011. A medida indica um novo posicionamento do Governo do Estado na pauta da remuneração dos oito mil médicos credenciados.

“Os novos valores não se configuram em uma solução completa para a desatualização dos honorários do IPE, mas a medida representa uma perspectiva de mudança nos rumos do instituto, que caminhava para o desmonte”, ressaltou o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes.

Argollo complementa que a medida visa aumentar a atratividade dos atendimentos pelo IPE que com esta mudança, existe a possibilidade de atualizar novamente os valores pagos até o final do ano.

De acordo com João Gabbardo dos Reis, a nova tabela de honorários representará um acréscimo de pelo menos R$ 35 milhões aos valores pagos por ano aos médicos. Não haverá, porém, aumento nos custos da autarquia, já que o excedente é resultado de diferentes medidas de gestão em implementação no instituto, como a reformulação na sistemática de pagamentos de medicamentos.

“Ao melhorar a remuneração dos médicos esperamos também aumentar a oferta de consultas, resolvendo um dos grandes problemas do IPE Saúde que era a dificuldade de agendamentos”, afirma Gabbardo.

Compartilhe essa notícia: