O Centro Musical do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (Cmet) Paulo Freire, no bairro Santana, está com inscrições abertas até esta sexta-feira, 5, para cursos livres e gratuitos de música. As modalidades ofertadas são: Violão, Cavaquinho, Contrabaixo, Percussão, Teoria e Percepção Musical, Técnica Vocal, Coral, Guitarra e Teclado. Podem candidatar-se às atividades alunos da rede municipal de ensino e também moradores de Porto Alegre, ambos a partir de 15 anos de idade. O único pré-requisito é possuir os instrumentos, exceto no caso dos cursos de Percussão e Teclado, em que são disponibilizados pela escola.

As inscrições devem ser feitas neste link. As vagas são preenchidas conforme a ordem de inscrição, e a confirmação da obtenção da vaga será enviada para o e-mail cadastrado no formulário online. As aulas se iniciam no dia 15 de abril e ocorrem no próprio Cmet Paulo Freire, na rua Santa Terezinha, nº 572, telefone 32274365. Na próxima terça-feira, 9, será realizada a aula inaugural, no átrio do prédio, às 19h.

O Cmet é uma escola mantida pela prefeitura de Porto Alegre exclusiva para Educação de Jovens e Adultos em Ensino Fundamental e recebe alunos a partir de 15 anos. As atividades musicais começaram em 2001 e, segundo o professor Leandro Rodrigues, coordenador do Centro Musical, sempre com turmas cheias. “O Centro Musical do CMET Paulo Freire possibilita àqueles que, muitas vezes por uma vida inteira, tiveram interesse em estudar música, mas nunca tiveram essa oportunidade. Nesse sentido, o Centro Musical e um espaço realizador de sonhos”, afirma Rodrigues.

Orientações específicas:

Coral – Neste ano, a escola oferece as modalidades de Coral Escola e Coral Performance. Para frequentar o Coral Performance, o aluno participará de uma avaliação. Caso não seja aprovado, ele terá a oportunidade de frequentar o Coral Escola. A avaliação para o Coral Performance ocorrerá no dia 11 de abril, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Para os alunos inscritos no Coral Performance, é obrigatória também a inscrição em um dos horários de Técnica Vocal, preferencialmente, na terça-feira das 14h30min às 16h.

Violão – Neste curso, são oferecidas três modalidades: básico, intermediário e avançado. A enturmação dos alunos que obtiveram a vaga para os cursos de violão ocorrerá nos dias 10 de abril, das 10h às 12h, e 12 de abril, das 10h às 12h e das 15h30min às 17h30min. Neste momento, o aluno deverá trazer seu instrumento e executar uma música de livre escolha. Caso o aluno não se encaixe na modalidade em que se inscreveu, este será realocado para a turma em que melhor poderá se desenvolver.

Cavaquinho – São oferecidas duas modalidades: iniciante e básico. O primeiro é destinado aos alunos que nunca tocaram ou tiveram aulas do instrumento. Já o segundo é voltado aos alunos que já têm uma base prática no instrumento, ou seja, já conhecem alguns acordes e músicas fáceis.

 

Reportagem: Cristina Lac/ PMPA

Foto: PMPA