A Fábrica de Robôs, obra do escritor checho Karel Tchápek, serviu de base para o espetáculo teatral de conclusão do Curso de Formação de Atores da Casa de Teatro de Porto Alegre em 2018. Neste ano, o grupo que forma o Coletivo Destoante se apresenta com o apoio do projeto cultural Novas Caras.

A estreia da peça é amanhã, na sala Álvaro Moreyra, e fica em cartaz nos dias 9, 16, 23 e 30 de abril (terças-feiras) às 20h.

A obra apresenta o cotidiano de uma empresa de grande porte do ramo da tecnologia e que é responsável pela criação de máquinas tão perfeitas que seriam capazes de substituir o ser humano em todas as suas funções.

Entre arquivos corrompidos, falhas no sistema e respostas automáticas, a peça questiona os limites da humanidade.

 

A peça Fábrica de Robôs

A partir de inquietações da turma sobre a realidade atual da humanidade e o desejo de falar sobre as quase infinitas possibilidades do ser humano de interferir e modificar a natureza, o grupo escolheu a obra de Tchápek para produzir a peça de conclusão do curso.

A proposta é refletir sobre a robotização da sociedade, que com o poder e capacidade que tem para criar e inventar coisas incríveis através da tecnologia, acaba por abrir mão daquilo que a torna verdadeiramente humana e passa a agir de maneira programada e robótica.

A peça trata de intolerância e preconceitos através de uma metáfora que não se distancia muito da nossa realidade. O espetáculo promete ao público uma reflexão sobre as criações do ser humano que podem ser utilizadas de maneira errada e gananciosa.

 

Projeto Novas Caras

O Novas Caras tem como objetivo divulgar e estimular a produção de grupos novos na cena porto-alegrense. Com temporadas, sempre nas terças-feiras, às 20h, na Sala Álvaro Moreyra.

 

Serviço 

Local: Na Sala Álvaro Moreyra – Av. Erico Veríssimo, 307

Dias: 9, 16, 23, 30 de abril

Horário: 20hr

Ingressos: R$ 30,00 Inteira – R$ 15,00 Com desconto pra Estudantes, Idosos, Classe Artística e Funcionários da Prefeitura.

Onde comprar ingressos: No site da Entreatos

Mais informações: No evento da peça no Facebook 

 

Foto: Divulgação Fábrica de Robôs