Na perspectiva de unir os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha e Canela, é que foi lançado no sábado (4), o Roteiro Caminhos de Caravaggio. A rota liga os santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha ao de Canela, passando por estradas nas zonas rural e urbana dos municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

Os trechos a serem percorridos permitem a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes.  O percurso possibilita momentos de introspecção, elevação espiritual e superação de desafios.

 

São aproximadamente 200 quilômetros, passando pelas principais regiões turísticas da Uva e do Vinho e das Hortênsias. Os percursos diários sugeridos pelos idealizadores variam de 15 a 28 km até a chegada ao destino. O trajeto pode ser feito a pé, de bicicleta ou por outros meios de deslocamento.

Em Farroupilha, a Família Meneguel e Viero estavam no santuário após percorrer um trajeto e ao tomarem conhecimento sobre o caminhos de Caravaggio já estavam combinando para fazer este trajeto.

 

Família Meneguel e Viero – Foto Rafael Zimmermann

 

Para o Secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches,  essa integração entre as cidades resultou em uma soma de esforços, onde se obteve um produto turístico num segmento fortíssimo. “É o turismo, considerado o empreendimento sem fumaça e a indústria sem chaminé”, comentou o secretário Ângelo Sanches.

 

Grupo de corredores “Fugindo da Genoveva” – Foto Rafael Zimmermann

 

Na sexta-feira (3), autoridades de Canela e Farroupilha participaram de um pré-lançamento do roteiro no Santuário de Caravaggio de Canela, no Saiqui.

Como um ato simbólico de inauguração dos Caminhos de Caravaggio, o grupo de corredores “Fugindo da Genoveva”, de Caxias do Sul, percorreu os 200 km do trajeto em 24h. Eles saíram de Canela, na manhã de sexta-feira (3), e chegaram em Farroupilha às 11 horas do dia seguinte.

 

Foto Capa: Adroir Fotógrafo

Arte: Divulgação Caravaggio.org

Compartilhe essa notícia: