Para comemorar os 248 anos da capital dos gaúchos, a prefeitura programou mais de 150 atividades para que nenhum porto-alegrense deixe de participar da festa. Ações educativas, torneios, concursos e atrações culturais acontecem do dia 19 ao dia 29. Entre elas estão a limpeza da margem do Guaíba, evento que abre as festividades, às 8h do dia 19, na Praia do Arado, Zona Sul. A tradicional entrega da Medalha de Porto Alegre será no dia 23. O ponto alto será, mais uma vez, o Baile da Cidade, no Parque da Redenção, no domingo 29.

Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a programação foi toda pensada para que o cidadão sinta-se abraçado e mais perto da máquina pública. O objetivo das atrações em várias áreas da cultura e diferentes pontos da cidade é devolver o sentimento de pertencimento do cidadão, com mais igualdade, humanidade,  integração e segurança, diz o prefeito. “Este ano tem um significado especial para nós. É o último ano de gestão e o ano que, depois de muito trabalho e reformas, podemos entregar muitos serviços, com formato novo e com muita qualidade, como o caso da zeladoria da cidade”, completa.

O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, observa que a Semana de Porto Alegre é uma integração da prefeitura com os cidadãos, uma união de forças para homenagear a cidade. “Além de entregar as atrações clássicas, é uma oportunidade para mostrar as entranhas dos serviços da prefeitura”, destaca.

A cena musical das atividades de aniversário contempla uma variedade de opções. Jazz a  bordo do Cisne Branco, Arnaldo Antunes, Luiz Carlos Borges e, ainda, uma apresentação especial da Banda Municipal de Porto Alegre, que completa 95 anos em 2020. O espetáculo contará com artistas convidados. Também será realizado um passeio pela obra do compositor  Ludwig van Beethoven, com apresentações em diversas escolas.

Como nas edições anteriores, a preocupação e a conscientização ambiental se espalham por várias regiões da cidade. Zona Sul, bairro Azenha e diversas unidades de serviço do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promovem encontros e discussões sobre preservação, recuperação e boas práticas para valorizar a relação dos moradores da Capital com o Guaíba.

Cidadania – Como não se constrói uma cidade sem a participação cidadã, as comemorações de 248 anos de Porto Alegre chama o exercício da cidadania para o centro das atividades. Visitas guiadas para entender como a tecnologia ajuda na preservação dos espaços públicos, debates, discussões sobre política e os direitos da pessoa com deficiência, além das comemorações do Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, dia 21, se somam a outras  iniciativas na construção de uma cidade em desenvolvimento de sua cidadania. Já no dia 26, data do aniversário da cidade, o Pacto Alegre reúne 85 entidades na Fundação Iberê Camargo para tratar das conquistas e dos resultados do primeiro ano de trabalho.

E, cada vez mais, a festa dos porto-alegrenses sai das salas, salões e auditórios para ganhar as ruas. Praias, espaços da Orla Moacyr Scliar, Parque Moinhos de Vento, Redenção, Cohab Cavalhada, bairro Mário Quintana e Lomba do Pinheiro são alguns dos locais que receberão atividades de lazer, cultura e prestação de serviços onde a população vai poder exercer o papel de convidado e aniversariante.

Confira aqui a programação completa da Semana de Porto Alegre.

Texto de: Paulo Beccon/ PMPA

Foto: Alex Rocha/PMPA

Compartilhe essa notícia: