Vai se chegar lá

As melhores expectativas convergem para a vacina que entrará em fase final dentro de 10 dias. Está sendo produzida pela farmacêutica norte-americana Moderna e induziu respostas de anticorpos contra o coronavírus em todos os 45 participantes testados.

Espera-se que o avanço contribua para redução do número assustador de mortes em todo o mundo. Além disso, poderá fazer com que a Economia volte à normalidade.

Caem em contradição

Integrantes da oposição ao governo federal dizem que, neste momento, não cabe nenhuma política econômica de cunho liberal, porque nunca precisamos tanto da presença do Estado.

O ministro da Economia, o liberal Paulo Guedes, conduz um programa jamais aplicado na história do país para auxiliar os que perderam tudo com a pandemia. Um governo esquerdista não faria mais.

Sem barreiras

Por unanimidade, a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 foi aprovada quarta-feira na Assembleia Legislativa. A receita ficará em 43 bilhões e 500 milhões, enquanto as despesas atingirão 51 bilhões e 400 milhões de reais, com déficit de 7 bilhões e 900 milhões de reais. Os 53 votos favoráveis surpreenderam, porque deputados da oposição costumavam se manifestar contra em outros anos. A crise sem precedentes levou todos a concordarem.

 Boa iniciativa

Deputados estaduais começam a consultar entidades do setor produtivo para colher opiniões sobre o projeto de reforma tributária. Issur Koch é um deles. Parte do pressuposto correto: os que pagam precisam ser ouvidos. Reitera seu compromisso com o não aumento de impostos e a busca de simplificação do sistema de arrecadação. Acrescenta que “a cada fim de mês, quando chega o momento de as empresas acertarem suas contas com o Fisco, é um verdadeiro tormento pelo infindável número de tributos a que estão submetidos.”

Direitos reconhecidos

O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais reconheceu quinta-feira, em segunda instância, o vínculo empregatício entre um motoboy entregador de delivery  e uma empresa que faz a intermediação. Na ação, o motoboy requereu o registro do trabalho em carteira, o pagamento dos adicionais noturno e de periculosidade, de horas extras, o reembolso pelas despesas e indenização por depreciação da moto utilizada nas entregas.

Luz no fundo do túnel

Resumo da avaliação de Felipe Sichelestrategista-chefe do Banco Digital Modalmais: “As vendas do varejo nos Estados Unidos, em junho, surpreenderam positivamente o mercado. O dado reitera que houve movimento de descompressão da economia norte-americana na medida em que os protocolos de isolamento social foram relaxados ao longo do mês de maio. Ainda assim, a avaliação reafirma que, mesmo a reaceleração observada ao longo dos últimos dois meses, não compensa o tamanho do choque.

Buscam resposta

Proprietários de veículos perguntam que benefícios terão com o aumento da alíquota do IPVA. Acreditam que o dinheiro a mais irá para o combalido caixa do Tesouro do Estado e canalizado ao pagamento de despesas da máquina administrativa.

Não há clima para aprovação na Assembleia. Deputados baseiam-se no princípio: em ano eleitoral não se aumenta tributo.

Mãos à obra

Falta aos governos federal e estaduais a realização de levantamento completo de suas propriedades, incluindo edifícios, casas, terrenos e fazenda que estão no abandono, invadidos ou com aluguéis irrisórios. Quando surgirem os resultados, provocarão sustos.

Poço de conflitos

O preço do barril de petróleo do Mar do Norte, referência mundial para o produto, estava 63 dólares no segundo semestre do ano passado. Terça-feira desta semana foi cotado a 43 dólares. A queda obriga a direção da Petrobras a reduzir seus custos e a enfrentar a resistência dos funcionários, sempre muito mobilizados.

Interesses ocultos

Pesquisadores estrangeiros costumam prejudicar o Brasil de todas as formas. Agora, sem bases sólidas, declaram que 20 por cento da soja e da carne exportadas para União Europeia podem estar contaminadas com desmatamento.

Compartilhe essa notícia: