| Leandro Zanotto | TV Bom Dia
Prefeitos da região de Passo Fundo, no Norte, do Rio Grande do Sul, decidiram que irão definir protocolos específicos para o sistema de distanciamento controlado. A coo gestão com o governo estadual, foi aprovada por 44 fotos dos 62 municípios que compõem a região, no fim de semana, em uma votação online. A prefeita de Ibiraiaras, Ivete Beatriz Zamarchi Luchezi (MDB) foi o único voto contrário e 17 prefeitos decidiram não votar.
Mesmo assim, a votação garantiu os 2/3 dos municípios que compõem o agrupamento da região de Passo Fundo, que já enviou um documento ao governo do estado e aguarda aprovação do sistema.
De acordo com a última rodada do distanciamento controlado, divulgada nesta segunda-feira (17), a região de Passo Fundo, pela sexta semana consecutiva, segue em Bandeira Vermelha, com risco alto de contaminação.
Caso aprovado
A partir da aprovação do governo estadual as cidades que votaram favorável as mudanças deverão seguir as regras do novo protocolo regional. Já os demais municípios que votaram negativamente ou que não votaram, poderão escolher se seguirão os protocolos da região ou do Estado.
Passo Fundo
A cidade de Passo Fundo, maior em número de habitantes na região, desde do último domingo (16), publicou em seu site oficial um decreto com 50 páginas, explicando os motivos decisão conjunta da região de seguir para a Bandeira Laranja.
Conforme o decreto, a velocidade dos novos casos nas últimas semanas indicam uma certa estabilidade e o acréscimo de leitos em algumas cidades abre mais segurança para eventuais internações.
Foto: Prefeitura de Passo Fundo