Começo de nova era
A televisão brasileira completa hoje 70 anos. A 18 de setembro de 1950, foi inaugurada a TV Tupi, de São Paulo, pioneira na América Latina. O empresário Assis Chateaubriand, dois anos antes, tinha visitado um estúdio em Londres e decidiu trazer o sistema, encomendando os equipamentos da RCA Victor norte-americana no valor de 5 milhões de dólares.
Solução imediata
Após fechar o contrato, assessores lembraram Chateaubriand que não havia receptores de televisão no Brasil e perguntaram quem iria assistir a emissora. Para resolver o problema, ele importou dos Estados Unidos 200 aparelhos e instalou em vitrines de lojas da cidade de São Paulo, chamando a atenção de curiosos que queriam conhecer a novidade.
Previsão do futuro
“Vingou como tudo vinga no teu chão”. Frase inicial da Canção da Televisão Brasileira, letra de Guilherme de Almeida e música de Marcelo Tupinambá. Foi executada logo depois de Lima Duarte, Hebe Camargo e Lolita Rodrigues surgirem na tela, durante a inauguração.
Ficaram na memória
Os primeiros programas foram: Grande Teatro Tupi, Clube dos Artistas, Almoço com as Estrelas, Alô Doçura, O céu é o Limite e Noite de Gala, além de transmissões esportivas.
É preciso distinguir
O jornalista Ricardo Bruno publicou ontem artigo em O Dia, do Rio de Janeiro, definindo com precisão: “Política é política. Crime é crime. Políticos criminosos devem ser punidos exemplarmente. O que é intolerável é a criminalização da política sob o pretexto de combate à corrupção.”
Discussão sobre baforadas
A tributação sobre os cigarros, que hoje é de 71 por cento, irá para 91 por cento com a reforma tributária. Não cobrirá os gastos no tratamento das vítimas em hospitais públicos e postos de saúde. O grande problema, porém, é que o mercado está tomado pela ilegalidade. Em torno de 49 por cento dos cigarros vêm do Paraguai e custa a metade para o consumidor. Considerando a má qualidade do fumo, os danos são muito maiores.
Uma incógnita
A consultoria global de gestão estratégica Kearney divulgou que as compras on-line devem registrar 111 bilhões de reais este ano. Em 2019, o setor faturou 75 bilhões de reais. Analistas se perguntam se os resultados elevados se manterão depois da pandemia.
Tragédia vem de longe
Em setembro de 1988, o ambientalista José Lutzenberger preparou as malas para a quarta viagem à Europa no mesmo ano. Faria palestras na Inglaterra e na Alemanha para falar sobre a destruição da Amazônia. Dias antes, recebeu um repórter russo em seu escritório, localizado na rua Jacinto Gomes, Porto Alegre, que lhe perguntou sobre os incêndios. A resposta: “É algo que não dá para descrever. Dá medo. É um espetáculo dantesco.”
Meses antes, Lutzenberger tinha ido a Rondônia, onde o fogo tomava conta da floresta.
Diagnóstico irretocável
Ainda sobre a Amazônia, Lutzenberger disse: “Ela é um fantástico aparelho de ar condicionado da terra e sua destruição está esculhambando o clima planetário. A sociedade industrial moderna olha o planeta e vê um montão de recursos, esquecendo que ele é um órgão vivo, onde tudo tem uma função certa, como no corpo humano. É preciso uma mudança de atitude do pensamento econômico.”
Tentativa
De março de 1990 a março de 1992, Lutzenberger foi secretário especial do Meio Ambiente do governo Collor. Não resistiu à pressão da indústria madeireira e de outros grupos que forçaram sua saída.
Este colunista, em meados da década de 1970, editou as primeiras entrevistas com Lutzenberger.
Expectativa
Faltam 46 dias para as eleições norte-americanas. O mercado financeiro internacional conta nos dedos a passagem do tempo e projeta: o pior cenário será a vitória do democrata Joe Biden com a obtenção de maioria no Senado e na Câmara dos Deputados. Levaria à retração nos investimentos, até que expusesse o que pretende fazer.