| Lívia Rossa |
Em novo decreto, publicado neste domingo (27), no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), foi estabelecida alteração nas restrições das atividades em Porto Alegre.
Restaurantes, bares, padarias, lojas de conveniência e lancherias poderão ampliar seus horários de funcionamento, de segunda a sábado, das 6h às 23h.
Outro setores foram liberados para ampliar as atividades como o de ensino profissionalizante. Além disso, fica permitida a prática de esportes individuais e coletivos, limitados ao máximo de quatro pessoas ao mesmo tempo.
Incluem-se também centros de treinamento, centros de ginástica, clubes sociais e condomínios, desde que sem contato físico, com distanciamento mínimo de dois metros entre os praticantes.
Ademais, fica permitido o funcionamento de museus, centros culturais, bibliotecas e similares, com equipes reduzidas e restrição ao número de visitantes simultâneos, além de controle de fluxo de pessoas, na entrada e na saída, e do número de presentes no estabelecimento.
Cerimônias religiosas poderão ter duração máxima de 90 minutos cada.
Os estabelecimentos de prestação de serviços, inclusive em centros comerciais, ficam autorizados a operar somente de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto os arrolados como permitidos ou essenciais, que não possuem restrição de funcionamento. Os localizados em shopping centers ficam autorizados a funcionar somente de segunda a sábado, das 12h às 20h.