Entra para História

Encerrado ontem (04), o evento deve ser chamado de Expointer da Superação. A pandemia indicava que não se realizaria. Porém, o inconformismo do secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, encontrou no advogado e  presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça, Leonardo Lamachia, um grande aliado. Com a parceria, surgiu o projeto inovador que o governador Eduardo Leite apoiou plenamente. A feira digital obteve êxito e torna-se modelo mundial. Os 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foram comemorados com criatividade e esforço invulgar.

Interesses diversos

Em 2016, o município do Rio Grande do Sul que teve menor participação do eleitorado foi Condor. Dos 5 mil e 500 votantes, 63,8 por cento não compareceram às urnas ou se negaram a indicar um nome para prefeito, votando em branco ou nulo. Em outro extremo do ranking ficou Vespasiano Corrêa: somente 3,3 por cento não digitaram número válido.

Indesmentível

O jornalista Mauro Chaves costumava dizer: “Quem não suporta o sucesso alheio jamais perde a chance de atrapalhar.”

A frase se aplica às baixarias das campanhas eleitorais.

Deverão descascar

A maioria dos prefeitos eleitos dará uma passadinha na feira para pegar a cesta de abacaxis.

Falta um empurrão

O ministro da Economia, Paulo Guedes, não tem conseguido entregar as propostas que anuncia. Demonstra que sua equipe possui certa deficiência técnica. O projeto muito tímido de reforma tributária é um exemplo.

Não passa de reprise

“Nas próximas semanas, o governo deverá encaminhar ao Congresso Nacional alguns projetos que fazem parte do ajuste de emergência e outros que pretendem dotar o Estado de instrumentos institucionais que coíbam o descontrole fiscal, como a reforma tributária.”

Esta notícia tem se repetido desde o começo da década de 1990 e fica no meio do caminho.

Para enfrentar a crise

Falta no País um conceito de política industrial capaz de favorecer setores que oferecem empregos.

Terá maioria

A base de apoio do presidente Jair Bolsonaro segue reclamando, porque queria a indicação de um magistrado mais conservador do que o desembargador Kassio Nunes Marques para integrar o Supremo Tribunal Federal. Agora, terá de obter votos favoráveis de 41 dos 81 senadores. A oposição fará as tradicionais críticas, mas a aprovação está garantida.

Sábado (03), na residência do ministro Dias Toffoli, Kassio se reuniu com o presidente Bolsonaro e o presidente do Senado, David Alcolumbre.

Despertador para Suas Excelências

Este mês, o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados completará nove anos. Em outubro de 2011, resolveram expressar em documento que é proibido extorquir, chantagear, corromper, ser corrompido, desviar verbas, abusar do poder, vender favores e traficar influência.

A grande maioria da população sempre acreditou que a honestidade é pressuposto dos que se candidatam e se elegem.

Este conhece

Pedro Malan, ministro da Fazenda que conduziu o Plano Real nos dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso, é autor de uma frase que não perde sentido: “O Brasil é um país onde até o passado é imprevisível.”

Em busca de chances

Quando os voos internacionais se normalizarem, a migração de brasileiros para o exterior retomará o ritmo. Alguns dos motivos: desemprego, violência nas ruas, atraso, corrupção e impunidade.

Distensão

O período eleitoral apressa tudo. A Prefeitura do Rio de Janeiro informou ontem que irá liberar a realização de rodas de samba nos próximos dias.

Aparências enganam

O que acontece nos programas de propaganda obrigatória da TV: muitos eleitores reagem não à verdade, mas à imagem. Vira um jogo de sedução. A escolha, porém, não é de atores, mas de prefeitos e vereadores.

Condição

Será uma eleição com muito álcool. Para higienizar as mãos, é claro.

Motivo claro

O desinteresse pela Política, notório em parcela da população, decorre da nebulosidade ideológica dos partidos. Na prática, demonstram forte dependência, por vezes absoluta, de métodos clientelistas. Nada mais.

Sob censura

O fim da vigência da Lei Falcão, por iniciativa do senador Nelson Carneiro, completa 35 anos. Criada em 1976, limitava a exposição dos candidatos nas propagandas de rádio e TV, que ficavam impedir de falar. Era permitida apenas a divulgação de foto, breve histórico da atuação política de cada um e as datas dos comícios.

O objetivo da legislação restritiva, que vigorou até 1985, era conter o avanço da oposição. O MDB, nas eleições de 1976, havia conquistado a maioria das cadeiras no Senado e ampliado a bancada na Câmara dos Deputados.

Sucessão complicada

Se o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e a vice Daniela Reinehr forem afastados durante o processo de impeachment, assumirá o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Júlio Garcia. A 14 de setembro, Garcia foi denunciado pelo Ministério Público Federal por lavagem de dinheiro.

Próxima atração

O ministro Marco Aurélio Mello decidiu enviar ao plenário virtual do Supremo Tribunal Federal a análise do pedido do presidente Jair Bolsonaro para prestar depoimento por escrito sobre a suposta interferência na Polícia Federal.

Combate à irresponsabilidade

O presidente Bolsonaro sancionou o projeto do Congresso Nacional que aumenta as exigências para as mineradoras quanto à segurança de barragens. Os rompimentos de Mariana em 2015 e de Brumadinho em 2019 mataram mais de 250 pessoas. Os familiares das vítimas ainda não receberam as indenizações exigidas.

Ficam distantes

A Comissão Mista de Orçamento será instalada, amanhã, no Congresso. Outra vez, senadores e deputados federais vão degustar o prato feito pelo governo. Aprovarão depois de atendidas as reivindicações das emendas parlamentares. Mesmo sendo de responsabilidade do Executivo, deveriam ter participado, pelo menos como observadores, durante a elaboração do projeto.

Conclusão: ir além do que já fazem dá muito trabalho.

Qual a pena?

Fraudadores usam CPF de trabalhadores, acessam sem dificuldades o aplicativo Caixa Tem, informando um e-mail falso, e pegam o dinheiro. A Polícia Federal está investigando e vai localizá-los.

Dia dos descontos

Com muitos clientes em dúvida se irão às lojas, os comerciantes se organizam para o desafio via Internet do Black Friday, que ocorrerá a 27 de novembro. Na primeira edição de 2020, o faturamento em todo o país foi de 3 milhões de reais. No ano passado, atingiu 3 bilhões e 200 milhões de reais.    

Às urnas

Após dois adiamentos, a Bolívia terá eleições presidenciais no dia 18 deste mês. Concorrem Luis Arce, do Movimento pelo Socialismo e que tem apoio do ex-presidente Evo Morales; Carlos Mesa, da Comunidade Cívica; e Fernando Camacho, do Movimento Nacionalista Revolucionário, que ajudou a derrubar Evo.

Compartilhe essa notícia: