Buscar os motivos
Não adianta só divulgar, todos os meses, o percentual de aumento dos preços de alimentos aos consumidores. É preciso recriar um índice para medir o âmago da inflação como fizeram, de forma competente, os economistas que conduziram o Plano Real.
Gastar é fácil
O placar eletrônico Jurômetro chegou a 340 bilhões e 833 milhões de reais hoje pela manhã. Valor pago pelo governo federal para rolar sua imensa dívida. Comparando, o ano de 1995 terminou com o Jurômetro ficando em 48 bilhões de reais. Comprovação do que acontece nos bastidores do poder: a bola de neve cresce sem controle e nós pagamos a conta.
Quem decide
O povo e não o governo dirá se a vacina contra Covid-19 será obrigatória. O resto vira conversa para encher espaços.
Ferramenta contra desvios
O procurador do Ministério Público de São Paulo Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, idealizou uma plataforma para receber denúncias de mau uso do dinheiro público durante a pandemia. Basta acessar ouvidordigital.com.br/corruptovirus e fazer o relato. Já foram registradas 80 denúncias de 22 estados.
Uma tradição
A 9 de novembro de 2000, os Estados Unidos entraram num período de incerteza institucional com a decisão do candidato democrata à Presidência Al Gore de pedir a recontagem manual de votos e de contestar “por todos os meios possíveis”. A polêmica girava em torno do resultado na Flórida, Estado que se tornou fiel da balança na disputa entre Gore e o governador do Texas, o republicano George W. Bush, na sucessão de Bill Clinton.
Na era da pedra
Um dos fatos mais incompreensíveis da eleição norte-americana é o desprezo à alta tecnologia. Muitos Estados preferem as cédulas que se extraviam nos Correios e permitem apuração duvidosa.
Amizade relativa
Trump esqueceu as boas relações com o presidente Jair Bolsonaro quando impôs sobretaxas ao aço e ao alumínio, além de um acordo de isenção tarifária ao etanol norte-americano, prejudicial ao setor sucroalcoleiro brasileiro.
Todo muito frágil
O sistema de apuração de votos nos Estados Unidos tem âncoras de isopor.
Confusão até dizer chega
Falta escrever sobre o cronograma da confusão na eleição norte-americana. Terá inclusão garantida no Almanaque Acredite se Quiser deste ano.
Daqui não saio
Desde a proclamação da independência, os Estados Unidos são uma República Federal Presidencialista. A insistência de Donald Trump em querer permanecer no poder, independentemente do resultado das urnas, fez alguns norte-americanos imaginarem a entronização de um imperador. Para a posse, seria utilizada a marchinha de Carnaval Daqui Não Saio, composição de Paquito e Romeu Gentil, gravada em 1949 pelos Vocalistas Tropicais.
Paciência esgotada
A juíza Marisa Ferreira dos Santos, da 8ª Vara da Justiça Federal, a 9 de novembro de 1998 desobrigou a Rádio Eldorado, de São Paulo, de transmitir a Voz do Brasil. Em sua justificativa, a juíza qualificou de “abominável” a imposição a todas as emissoras de uma peça de programação oficial do governo federal e do Congresso com uma hora de duração a cada dia útil da semana.
Instrumento de defesa
É comum encontrar em repartições públicas cartazes com a citação do artigo 331 do Código Penal: “Desacatar funcionários público no exercício da função ou em razão dela – pena de seis meses a dois anos ou multa.”
Outro lado da moeda
Projeto em análise na Câmara dos Deputados prevê: em salas dos tribunais, cartórios, delegacias e outras repartições públicas será afixado cartaz informando sobre o crime de violação aos direitos ou prerrogativas dos advogados. Estabelece detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem desrespeitar. A autora é a deputada Edna Henrique, do PSDB da Paraíba.
Será mais um antídoto contra os que se consideram acima da lei e gostam de fazer a célebre pergunta: “O senhor sabe com quem está falando?”
Mudou
Antes, a viagem de governadores e prefeitos a Brasília era o mesmo que o ingresso num bazar de boas ofertas. Nas prateleiras, havia sempre recursos para levar aos Estados e Municípios. Hoje, todos, começando pelo governo federal, são sócios do mesmo infortúnio. Os gastos com a pandemia botaram tudo abaixo.
Virou rotina
O andamento das reformas tão exigidas em nosso País se assemelha à roda da História: dá voltas e para sempre no mesmo lugar.
Espécie de esquecimento
Na propaganda eleitoral de anos anteriores, os partidos tinham grande destaque. Agora, parecem desbotados.
Situação muito difícil
A Assembleia Legislativa terá prazo até o dia 30 deste mês para votar a Lei Orçamentária do Estado de 2021. O déficit inicialmente previsto era de 8 bilhões de reais. Com a crise, subiu para 13 bilhões de reais, gerando susto. Foi o motivo que levou à realização de sete reuniões da Comissão de Finanças nas últimas semanas, incluindo todos os poderes. O Executivo não poderá arcar sozinho com a tarefa de descascar o abacaxi sem faca.
Novas decolagens
O presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, vistoriou as obras de ampliação do Aeroporto de Santa Maria na tarde de quinta-feira. Foi recebido pelos gerentes de Operações e de Segurança da Aviação Civil, Aleques Machado Martins e Silvana Frasson. A 8 de dezembro, por solicitação da Frente Parlamentar, a Azul voltará a operar seu voo entre Santa Maria e Porto Alegre. O próximo passo, segundo Frederico, será concretizar, em 2021, a ligação Santa Maria-São Paulo.
Dentes afiados
Os oportunistas não descansam: os preços dos medicamentos no Brasil subiram 11,36 por cento desde o começo da pandemia, informa o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais. O indicador foi criado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas em parceria com a Bionexo – health tech em soluções digitais para gestão em saúde.
Mercado vai turbinar
O Ministério da Educação acaba de divulgar o Censo da Educação Superior de 2019, abrangendo 2 mil e 608 instituições. São 8 milhões e 604 mil alunos. Projetos e expectativas para um País vocacionado para o desenvolvimento.
Pela metade
A lei que criou o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, conhecido também como bullying, completou cinco anos na sexta-feira. Em seus oito artigos, há definições sobre a prática cruel. Os parlamentares esqueceram de acrescentar as penalizações.
Vantagem
Os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral e não puderem comparecer aos locais de votação no dia 15 de novembro contarão com uma facilidade para fazer a justificativa. No caso de ausência, bastará utilizar o aplicativo e-Título, que pode ser baixado pelo AppleStore e GooglePlay.
Grande desserviço
Quando a segunda onda da pandemia é uma ameaça, convém lembrar o que os veículos de comunicação com endereço, diretores responsáveis e registros legais não divulgaram: 1) comunicados distorcidos de órgãos de saúde; 2) notícias apócrifas citando possíveis antídotos ao vírus; 3) relatos distantes da verdade, que autores anônimos, usando modernas tecnologias, diziam estar sendo escondido da opinião pública.