| Alice Ros |

Após José Fortunati (PTB) anunciar a saída da disputa pelo cargo de prefeito de Porto Alegre, nesta quarta-feira (11), os prefeituráveis manifestaram apoio ao candidato. 

A decisão foi tomada depois que Tribunal Regional Eleitoral (TRE) invalidou a candidatura de André Cecchini (Patriota), vice de Fortunati, por perda do prazo legal para filiação partidária.

Em nota à imprensa, a coligação “Estamos Juntos Porto Alegre”, do candidato Sebastião Melo (MDB), diz que “compreende as razões de Fortunati e tem a certeza de que seus eleitores tomarão a melhor decisão no próximo domingo”. Já os candidatos Manuela D’Ávila (PCdoB), Fernanda Melchionna (PSOL), Juliana Brizola (PDT), Nelson Marchezan Júnior (PSDB), João Derly (Republicanos) e Gustavo Paim (PP) comentaram o ocorrido pelo Twitter.

Confira as manifestações:

Manuela D’Ávila (PCdoB)

“Minha solidariedade à Fortunati, meu agradecimento pela dignidade  com a qual me tratou  nos debates em que tivemos, não silenciando diante da violência machista contra mim. Temos diferentes histórias, mas também compromissos comuns com a luta pela gestão própria da vacina, com o microcrédito, com o orçamento participativo. Por mais que tentem impedir Porto Alegre de decidir no voto, domingo é dia de escolhas.”

Fernanda Melchionna (PSOL)

“Lamento a retirada do Fortunati. Todos sabem que sou oposicao ao seu projeto e fiz oposição aos seus governos. Mas gostaria de vencê-lo nas urnas e não no tapetão como outros!”

Juliana Brizola (PDT)

“A política ama a traição e odeia o traidor. A coligação que denunciou e tirou @josefortunati da eleição, agora, quer chegar à prefeitura pelo teu voto. Realmente, o vale-tudo pelo poder não tem limite. Lamento a renúncia de Fortunati. Essa disputa deveria ser pelo voto, na urna.”

Nelson Marchezan Júnior (PSDB)

“Lamento que a disputa eleitoral seja feita de vale tudo e traições. Sempre acreditei que são os cidadãos que devem decidir o futuro da cidade. Por isso a saída do Fortunati da eleição não pode ser comemorada por ninguém. Tenho certeza que o eleitor vai votar contra esses conchavos e esquemas que passam por cima da ética e da lealdade pra chegar no poder.”

João Derly (Republicanos)

“Parabenizo o gesto responsável do ex-prefeito @josefortunati que, diante de uma insegurança jurídica, retirou sua candidatura. Mostra sua real preocupação com a cidade. Quando soube da decisão, liguei para ele e manifestei minha solidariedade.”

Gustavo Paim (PP)

“A decisão de @josefortunati é de um homem digno, como sempre foi em sua trajetória. Ele tem o meu respeito e sabe disso, muito antes e independente da eleição.”

Até a publicação da matéria, os candidatos Julio Flores (PSTU), Luiz Delvair (PCO), Montserrat Martins (PV), Rodrigo Maroni (PROS) e Valter Nagelstein (PSD) não se posicionaram sobre o caso.

Foto: Reprodução/Facebook José Fortunati

Compartilhe essa notícia: