| Yasmin Luz |

Um meteoro explodiu sobre a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai na madrugada desta segunda-feira, 23. A explosão ocorreu às 02h31. O fenômeno foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung, que fica em Taquara, a 426,9 km de distância do local onde ocorreu a explosão.

Segundo o professor Carlos Fernando Jung, diretor da Região Sul da Bramon – Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, o bólido (nome dado ao meteoro quando acontece a explosão) tinha uma magnitude de -7. Ele entrou na atmosfera da Terra a 103 km de altitude e explodiu a 94,4 Km. Teve uma duração de 1,05 segundos.

“No momento da entrada na atmosfera, o bólido tinha possivelmente menos de 1 metro de diâmetro. Com a queda deste, de elevada magnitude, fica comprovado que neste ano de 2020 já ocorreu o maior número de meteoros de elevada magnitude desde 2016, quando iniciou a operação do Observatório no Estado”, explica Jung.

Compartilhe essa notícia: