Alvos
Para que gestões não sejam regidas pelo acaso, prefeitos eleitos buscam ideias, sugestões e programas. No entorno, fica o time dos que pretendem caçar cargos.
Mais um
Brasília não consegue passar uma semana pacificada. Agora, o dispensado é o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, em meio a atritos incontroláveis no núcleo do poder. Justamente no momento em que a indústria sem chaminés vive a pior crise da história, provocada pela pandemia. Consequências: roteiros cancelados, hotéis e restaurantes fechados, agências pedindo falência, desemprego em massa e queda na arrecadação de tributos que o setor recolhe.
Alerta necessário
Não há médico que diga o contrário: as primeiras vacinas contra o coronavírus não permitem qualquer relaxamento nas medidas preventivas.
Gesto de grandeza
A Azul merece todos os elogios: pôs a frota à disposição para transportar gratuitamente a vacina contra covid-19. Seus vôos atingem 113 municípios do país.
Relato da tragédia
O trecho inicial do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, na edição de quinta-feira, sintetizou 2020:
“A pandemia sacudiu a economia, adiou planos e sonhos, apressou o fim de relacionamentos quarentenados, isolou amores de toda ordem, redefiniu o mundo do trabalho, multiplicou a ansiedade, polarizou mais o mundo, transferiu a sala de aula para dentro de casa, encolheu a renda, encurtou a vida. De muitos, infelizmente.”
Antecipação
A Federação Catarinense de Municípios saltou na frente e assinou, em São Paulo, acordo com o Instituto Butantan para compra da vacina CoronaVac. A partir da oficialização da parceria, as cidades de Santa Catarina poderão adquirir o imunizante.
Efeito
A estimativa é de que existam 14 mil obras paralisadas no país. Quase 40 por cento das empresas de construção afirmam ter grandes iniciativas no setor de infraestrutura, como pontes, viadutos e túneis, paradas.
Documento indesmentível
Este colunista guarda nos arquivos a série de reportagens do Jornal da Tarde, de São Paulo, publicadas no final de 1980, relatando queimadas que destruíram grande parte do Pantanal. São registros detalhados sobre a defraudação ecológica que atingia o imenso e variado patrimônio biológico, animal e vegetal.
Amargura e revolta
As reportagens mostraram dificuldades que se iniciavam num burocrata de finanças negando verbas indispensáveis e passava por um funcionário que não colaborava no acerto de medidas conservacionistas. Acabava tudo esbarrando nos corredores e nas salas de despachos.
Até quando?
Passados 40 anos, os problemas persistem. De janeiro a outubro deste ano, incêndios atingiram 4 milhões e 100 mil hectares do bioma. Informação do Laboratório de Aplicação de Satélites Ambientais, da Universidade do Rio de Janeiro. Correspondem a 28 por cento do Pantanal brasileiro.
Há 30 anos
A 11 de dezembro de 1990, foram liberadas para pessoas com mais de 65 anos de idade parcelas depositadas em contas correntes, poupanças e outras aplicações no mercado financeiro. Valores estavam retidos de forma criminosa desde 21 de março do mesmo ano, quando o presidente Fernando Collor, depois deposto, aplicou um plano inócuo para conter a inflação.
Não se imaginava
A Rússia tem um avião destinado a servir como posto de comando durante um possível conflito nuclear. A revelação foi feita pela Polícia, recentemente, ao ocorrer o roubo de equipamentos de rádio e outros componentes, quando estava em um hangar do aeroporto de Taganrog, no Sudeste do país.
Além da fumaça tem fogo
Hunter, filho do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que é alvo de investigação federal no estado de Delaware sobre sua situação fiscal. Na campanha eleitoral, Donald Trump acusou a família Biden de ser uma empresa criminosa, citando negócios de Hunter na Ucrânia e na China quando seu pai era vice-presidente de Barack Obama, entre 2009 e 2017.