| Mélani Ruppenthal |

A gestão passada da prefeitura de Canoas, sob o comando de Luiz Carlos Busato, recebeu 106 milhões destinados à pandemia pelo Governo Federal. Desse valor, o governo Busato utilizou 101,5 milhões em recursos para a contenção e auxílio aos efeitos causados pela Covid-19. Apesar do montante expressivo, a nova gestão de Jairo Jorge, prefeito de Canoas, alegou ter iniciado seu mandato sem testes de Covid disponíveis em janeiro. A partir desse cenário, a nova equipe administrativa investiga onde foram investidos esses recursos.

O questionamento foi feito pelo prefeito Jairo Jorge durante o programa Prefeitura na Rua, realizado neste sábado (16), na praça Dona Mocinha, no bairro Niterói. Jairo Jorge afirmou, durante a realização do programa, que “estamos enfrentando um momento muito difícil, um momento de pandemia. A gente está vendo o que está acontecendo em Manaus, agora começando também no Rio de Janeiro, e por isso não podemos descuidar”.

O chefe do executivo também lembrou que a cidade  só está avançando na testagem a partir do fornecimento pelo Governo Estadual, que está auxiliando no fornecimento de testes para as UPAS e hospitais do município. Em contrapartida a este panorama, informou que a Administração está comprando 30 mil testes e já pediu mais testes ao Governo Federal. “Hoje nós temos apenas 4,5 milhões em caixa dos 106 milhões que vieram para a Covid. Onde foi investido esse dinheiro? Nós vamos apurar onde foi aplicado, onde foi gasto”, salientou Jairo Jorge.

A cidade também enfrenta um quadro delicado em suas estruturas básicas, com UBS com falta de manutenção e risco de incêndio. 

 

Comissão Especial

Nesta segunda-feira (18), o prefeito Jairo Jorge vai assinar o decreto N.º26, de 18 /01 /2021, que abrange medidas de enfrentamento a Covid-19.

No dia 8 de janeiro, o prefeito assinou o decreto N.º21, que criou uma comissão especial de análise das contratações efetuadas com base na Lei Federal n.º 13.979, de 2020, também para o enfrentamento e combate à pandemia da Covid – 19. Esse grupo está encarregado de fazer um levantamento do uso dos recursos federais que vieram destinados para o enfrentamento à pandemia.

Compartilhe essa notícia: