| Mélani Ruppenthal |
As primeiras doses de CoronaVac chegaram no Rio Grande do Sul na noite desta segunda-feira. A partir disso, municípios gaúchos passaram a organizar a logística para o recebimento, armazenagem e, o mais esperado, a aplicação desses imunizantes. Com a chegada aproximada dos insumos, os primeiros a serem vacinados foram escolhidos por governantes de cada cidade.
De acordo com o regramento estabelecido pelo Ministério da Saúde, os primeiros a receberem a vacina devem ser os grupos prioritários compostos por profissionais da saúde que atuam diretamente com a Covid-19, idosos em casas de longa permanência e indígenas.
A campanha de vacinação estadual iniciou no mesmo dia de chegada das doses em solo gaúcho. Em uma cerimônia simbólica, cinco pessoas foram imunizadas simultaneamente em Porto Alegre. A capital é também a cidade com maior número de casos registrados, com 76717 infectados, e óbitos, com 288, do estado.
A RDC TV realiza o levantamento das cidades com maior número de infectados pela Covid-19 no estado e quem serão os primeiros vacinados em cada local.
Cidades com maior contágios e os primeiros imunizados
Porto Alegre
A capital gaúcha foi a primeira cidade do estado a dar a largada na vacinação. Cinco pessoas receberam a vacina, ao mesmo tempo, na noite desta segunda-feira (18), em cerimônia realizada no Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Os cinco escolhidos pertencem aos grupos de risco prioritários do Plano Nacional de Imunizações. Porto Alegre tem 76.717 confirmados e 288 óbitos.
Eloina Gonçalves Born, de 99 anos, moradora do Residencial Geriátrico Donna Care; Carla Ribeiro, 32 anos, da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro; Aline Marques da Silva, 40 anos, técnica de Enfermagem CTI Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Joelma Kazimirski, 48 anos, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição; e Jorge Amilton Hoher, 68 anos, médico-chefe do serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Caxias do Sul
A primeira pessoa a ser imunizada contra a covid-19 será um profissional de saúde, às 14h, na UPA Central. Caxias do Sul tem 22.289 confirmados e 131 óbitos de novo coronavírus.
A primeira remessa da Coronavac a Serra chegou ao Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, por volta das 9h 30 desta terça-feira (19). Em um helicóptero, 7 mil doses chegaram no final da manhã, para compor as 14 mil doses que tem como destino a distribuição em 49 municípios.
Canoas
Três canoenses que pertencem aos grupos de risco prioritários do Plano Nacional de Imunização serão os primeiros vacinados: uma técnica de enfermagem da linha de frente da Covid-19, um idoso residente em instituição de longa permanência e uma representante da comunidade quilombola.
O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 deve chegar ao município na tarde desta terça-feira (19). A partir das 16h 30, um ato simbólico será realizado no Paço Municipal, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura. Ainda não se tem a confirmação do número de vacinas que será destinado a Canoas. A cidade registra 16.340 confirmados e 15 mortes.
São Leopoldo
A ação será iniciada pelos profissionais do Hospital Centenário, que estão da linha de frente do enfrentamento ao coronavírus. A vacinação deve começar assim que as doses chegarem ao município, que serão aplicadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A cidade possui um sistema de refrigeração já preparado para o armazenamento de 200 mil imunizantes e e 30 caixas térmicas com termômetro para garantir a logística ao longo da campanha de imunização. São Leopoldo registra 14.125 confirmados e 18 óbitos.
Novo Hamburgo
Nesta primeira fase, serão imunizados os profissionais que atuam nos centros de atendimento específicos contra o coronavírus como o Centro Covid do Hospital Municipal, e ainda dos hospitais Regina e Unimed. O Município já definiu quem será a primeira a receber a vacina em solo hamburguense: a Dra. Bárbara Fior, 31 anos, pela dedicação total na linha de frente contra a covid-19. A médica intensivista e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH), além de trabalhar em UTIs privadas do Município, tornou-se uma inspiração e exemplo de resiliência para os colegas da Saúde.
Um ato simbólico para marcar a primeira pessoa vacinada em solo hamburguense será realizada em frente a Vigilância em Saúde (Rua Marcílio Dias, 1590), em horário a ser definido. Novo Hamburgo tem 13.434 e 31 pessoas que perderam a vida pela Covid-19.
Santa Maria
A enfermeira Talissa Farias Arruda, 36 anos, e a farmacêutica Catrine de Souza Machado, 30 anos, serão as primeiras pessoas a receber a dose na cidade. As profissionais da saúde são servidoras do Município e atuam diretamente na coleta de exames no Centro de Referência e em domicílios com pessoas que apresentam sintomas do coronavírus. Além delas, no mesmo dia, serão vacinados outros profissionais no mesmo local.
Um ato simbólico marcará o começo da imunização contra o coronavírus em Santa Maria, no Centro de Referência Municipal da Covid-19 (Rua Conrado Hoffmann, 277, Bairro Nossa Senhora de Lourdes). O dia e o horário dependem de quando o imunizante chegará ao Município e ocorrerá após a separação das doses. Santa Maria registra 13.295 e cinco óbitos.
Gravataí
Os nomes dos profissionais de saúde escolhidos são: Eliane Dornelles Gomes, enfermeira do PAM que está atuando na ala Covid e representa a Rede de Urgência e Emergência; Mariana Santiago Siqueira, enfermeira coordenadora da USF Parque dos Anjos que faz o acolhimento e triagem dos pacientes com suspeita de Covid, da Atenção Básica; André Schnomberger é auxiliar de laboratório do SAE e trabalha nas coletas dos testes; representando os Centros Especializados; e Viriato Corrêa, enfermeiro do Hospital de Campanha desde o início de funcionamento da estrutura, representando o Hospital Dom João Becker.
As doses serão distribuídas, a partir da Vigilância em Saúde (Viemsa), nas 29 salas de vacina do município, para imunização das equipes de vacinadores e linhas de frente que atuam na atenção básica e dos demais trabalhadores que prestam assistência direta a pacientes com a Covid-19. Para a imunização nas instituições de longa permanência serão disponibilizadas equipes volantes. A cidade registra 10.999 e 24 óbitos.
Foto: Divulgação