| Alice Ros |

O deputado Gabriel Souza (MDB) assumiu na manhã de hoje (03) a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS). Aos 37 anos, o parlamentar cumpre o segundo mandato. Em 2018, Souza foi eleito com a maior votação de sua bancada (52.953 votos) e na 12ª posição, com maior votação geral para a 55ª Legislatura. Ele também respondeu pela liderança da bancada estadual do MDB. 

Gabriel Souza é autor de leis ligadas à proteção animal, à educação, à segurança e ao bem-estar. Além disso, defende a redução do tamanho do Estado sob a justificativa de construção de um “Estado necessário”, que prioriza serviços essenciais.

Antes de ser eleito para a ALRS, em 2014, atuou como líder estudantil e presidente da Juventude do MDB-RS, da Juventude Nacional do MDB e integrante do Conselho Nacional de Juventude do Governo Federal. Formado em Medicina Veterinária, Souza também é mestre em Direito e Cidadania e foi secretário de Planejamento de Tramandaí e secretário-geral da Associação dos Médicos Veterinários do Litoral Norte.

Em discurso de posse, o deputado defendeu maior representatividade da sociedade através do parlamento. “Assumo a presidência de um poder que não me pertence, que não nos pertencem, deputados. O parlamento pertence à sociedade, aliás, ele é a sociedade”, argumentou.

Souza também disse que a sociedade vive uma “crise de representação” e que o parlamento precisa projetar novas formas de integração e representação para criar uma “Assembleia mais acessível”.

“O povo quer e precisa ser representado. Mas quer que seja de verdade. No seu tempo, na sua verdade. E não no tempo das instituições, dos políticos. A queda do sentido da representação é a quebra do sentido do próprio Estado”, disse. “Não tenho dúvida de que quem precisa sair na frente dessa representatividade é o governo legislativo. Precisamos organizar uma nova estrutura de reestruturação organizacional para o parlamento”, defendeu o presidente da Assembleia Legislativa.

O deputado assegurou que a pauta prioritária da Assembleia será em torno do combate à pandemia de Covid-19 no Estado, assim como a continuidade da imunização da população gaúcha. O parlamentar demonstrou apoio ao governador Eduardo Leite (PSDB) e disse que a AL-RS está à disposição para contribuir com o processo de vacinação. 

“A pauta mais urgente é continuar preservando a vida dos gaúchos durante a pandemia, sem prejudicar a economia e sem fechar empresas”, disse. Souza ainda agradeceu aos profissionais da saúde e pesquisadores que “não se cansam de enfrentar o negacionismo em defesa da saúde”.

“O primeiro ato de um governo ditatorial é subjugar um parlamento. O resgate da legitimidade e da representação não é apenas tarefa do parlamento. O Estado também vive esse desafio”, garantiu. “Precisamos sair da bolha da nossa democracia partidária”, completou o parlamentar.

Gabriel Souza substitui o deputado Ernani Polo (PP) pela presidência da AL-RS. A nova mesa diretora foi eleita com 51 votos favoráveis e um voto contrário. Além do presidente da Assembleia, também assumem Kelly Moraes (PTB) como primeira vice-presidente, Luiz Marenco (PDT) como segundo vice-presidente, Valdeci Oliveira (PT) como primeiro secretário, Ernani Polo (PP) como segundo secretário, Franciane Bayer (PSB) como terceira secretária e Zilá Breitenbach (PSDB) como quarto secretário.

Para suplente de secretaria, assumem Patrícia Alba (MDB) como primeira suplente, Airton Lima (PL) como segundo, Sérgio Peres (Republicanos) como terceiro e Jeferson Fernandes (PT) como quarto.

Foto: Divulgação/AL-RS

Compartilhe essa notícia: