Desprezo ao fundamental

A Lei Orçamentária de 2021, bússola do País, chegou em agosto do ano passado ao Congresso Nacional e ainda não foi votada.

A Comissão Mista sobre o tema não funcionou em meio a quedas de braço pelo comando. Não dá para dizer que Suas Excelências estejam agindo com seriedade e responsabilidade.

O que todos querem

Deixando o Ministério da Cidadania para assumir a Secretaria Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni terá controle sobre qualquer ato publicado no Diário Oficial da União.

Aberta corrida

A 12 de julho, o ministro Marco Aurélio Mello completará 75 anos e vai deixar o Supremo Tribunal Federal (STF), atingido pela aposentadoria compulsória. Para substituí-lo, começam a surgir os candidatos. Muitos com apadrinhamento político, uma tradição que se consolidou. A escolha é exclusiva do presidente da República.

Mello assumiu no STF a 13 de junho de 1990.

Satisfeitos

Tentativas de alguns parlamentares, no sentido de mudar o critério de definição dos integrantes do STF, não têm ressonância. A maioria é adepta do ditado: deixa como está para ver como fica.

Maquiagem se desfaz

Em no máximo três meses, começarão a surgir reclamações de promessas feitas sob todas as formas e não cumpridas. Consequência de campanhas de muitos candidatos despreparados, que gastaram parte dos 2 bilhões de reais do Fundo Eleitoral. Dinheiro público de um país mergulhado na pior crise financeira da sua história.

Tem mais

 O Tesouro Nacional libera, todos os anos, valores do Fundo Partidário. Em 2020, foram 934 milhões de reais para 33 siglas. Uma festa.

 Democracia não se mede pela quantidade de partidos. Pesa o grau de legitimidade de cada um, mas no Brasil isso fica esquecido.

 Ladeira abaixo

Em 2023, o sistema previdenciário brasileiro completará 100 anos. É a mais antiga seguradora social da América Latina com 60 milhões de contribuintes e 35 milhões de beneficiários. Sucessivos governos extorquiram as reservas do que hoje seria um grande fundo. Destinaram-se à construção de obras públicas com a promessa de que o dinheiro retornaria. Nunca ocorreu. Consequência: o governo paga valores cada vez mais aviltados aos aposentados da iniciativa privada.

Paciência se esgota

Repórteres que acompanham o dia a dia no Ministério da Economia garantem que Paulo Guedes não mais agirá como turrão, indo na contramão dos que buscam inchar a máquina pública. Cansou, dizem, o que é ruim para o país.

Começa mal  

O presidente Arthur Lira vai transferir seu gabinete para local próximo ao plenário, onde atualmente ficam os jornalistas que acompanham as atividades da Câmara dos Deputados. Lira poderá se livrar de ser abordado pela Imprensa, que irá para o subsolo.

Sem parar

A Petrobras elevou a gasolina em 8,2 por cento. O gás de cozinha, que impacta diretamente as despesas das famílias, está saindo das refinarias 5,1 por cento mais caro. O diesel subiu 6,2 por cento.

Quanto pesam

Considerando a média nacional, os impostos estaduais atingem 28 por cento do preço da gasolina. As taxas federais representam 15,5 por cento. Portanto, o total vai a 43,5 por cento. O lucro dos revendedores fica em torno de 10 por cento. As distribuidoras e o transporte recebem 3,8 por cento.

Batendo sempre

Após perder o jogo político na Casa Branca, Donald Trump muda a preferência. Na Flórida, todos os dias pratica golfe em área próxima à luxuosa mansão em que vive.

Compartilhe essa notícia: