| Alice Ros |
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul integra, nesta segunda-feira (8), uma operação nacional de combate à violência contra a mulher. A Operação Resguardo é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas.
No Estado, 84 agentes participam da ação com 30 viaturas. Foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão, 14 prisões preventivas, 10 verificações de medida de proteção de urgência e 32 denúncias. Uma arma também foi apreendida.
A Operação Resguardo começou em janeiro deste ano e acontece simultaneamente em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A Polícia Civil do RS já apurou, desde o início da ação, 615 denúncias, concluiu 5,8 mil inquéritos policiais, cumpriu 93 mandados de prisão e 244 mandados judiciais.
Ao todo, 51 mil mulheres vítimas de violência foram atendidas e 180 agressores foram presos somente no Rio Grande do Sul.
Na tarde de hoje, a Polícia Civil do RS inaugura mais nove Salas das Margaridas no Estado.
As salas garantem acolhimento especial para mulheres vítimas de violência, onde elas podem solicitar medidas protetivas e registrar ocorrência, além de outras ações já previstas na Lei Maria da Penha.
As novas unidades estão instaladas nas cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gravataí, Alvorada, Canoas, Rio Grande e Santana do Livramento, e nas Delegacias de Polícia de Marau e Parobé.
Foto: Divulgação / Polícia Civil