Chamas vão subir
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, despejou ontem um depósito de lenha na fogueira, ao anular todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, relacionadas às investigações da Operação Lava Jato. Com a decisão, recupera os direitos políticos e volta a ser elegível.
Começa agora um longo debate para determinar se a Justiça Federal do Paraná tinha competência para julgar os processos.
Outra situação
Não é a primeira vez que Lula se beneficia: a 8 de abril de 2018, domingo, o desembargador federal Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, concedeu liberdade ao ex-presidente, que estava preso em Curitiba.
Sonham com a carona
Desde a manhã de hoje, são incessantes as ligações a escritórios de advocacia. Condenados querem saber se as sentenças que os atingiram foram dadas por um juiz natural. Reportam-se, é claro, ao argumento do magistrado que liberou Lula. Juiz natural é uma expressão do Direito brasileiro para definir o magistrado que analisa e julga a partir da competência fixada em lei.
Proveito adicional
Está cancelado, temporariamente, um dos esportes preferidos no Congresso Nacional: pescarias de passagens aéreas e estadias gratuitas no estrangeiro, que embaixadas em Brasília oferecem. Quando passar a pandemia, parlamentares poderão aproveitar, convidando deputados estaduais e vereadores para algumas visitas ao exterior com propósito específico: coletar manuais com regras de combate à morosidade e aceleração de projetos nos Legislativos, características de países desenvolvidos.
Melhor utilização
Qual o governo ou parlamentar que se arrisca a propor a criação do Dia Nacional sem Mordomias no setor público? Projeto com único artigo, nada mais.
Aceitação do engodo
Em março de 2018, esta coluna publicou:
“O Congresso se comprometeu a regulamentar os institutos de pesquisas eleitorais, tornando-os mais transparentes, mas fugiu da tarefa. Alguns, sem eira nem beira, dirigidos por sabe-se lá quem, influenciam e determinam as escolhas nos municípios, nos estados e no país.”
Continua fugindo.
Condição mínima
Intrigas não resolvem nada. Diálogo e transparência precisam ser a base das relações entre os três poderes, em todas as esferas..
Paralelos
O professor Delfim Netto, em artigos frequentes, afirmava que o presidente Itamar Franco tinha intuições erradas. Acentuava “a forma apressada para resolver os problemas nacionais. A angústia podia lhe dar um certo conforto psicológico, mas não ajudava na condução do governo”. Adequa-se também ao perfil do presidente Bolsonaro.
Está comprovado
O combate à pandemia não pode se misturar à ideologia ou à falta de visão.
O desfecho, infelizmente, ainda parece distante.
Fora do roteiro
Inquietações, aflições, apreensões e tensões são circunstâncias adequadas e apreciadas nos mais de 50 filmes dirigidos por Alfred Hitchcock. A Democracia existe para ser praticada sem suspenses.
Uso do bom senso
A Confederação Nacional dos Municípios lançou nota. Um trecho: “É hora de despolitizar a pandemia para que todas as lideranças, em quaisquer dos níveis federativos, na sua ação pessoal, sirvam de exemplo, respeitem o distanciamento social, usem máscara e liderem com empatia e sentimento humanitário as suas populações.”
Só piora
Ditado cada vez mais atual, quando há necessidade de sensatez, razão e prudência: semear a desinformação é semear o caos.
Socorro com pequena diferença
O Senado dos Estados Unidos aprovou, sábado, após sessão de 27 horas, o terceiro grande pacote de estímulos para salvar a Economia frente à pandemia. É o primeiro do governo Joe Biden e o que provocou maior divisão partidária. Envolve 1 trilhão e 900 bilhões de dólares. Recebeu 50 votos democratas a favor e 49 republicanos contra. Inclui cheques diretos aos cidadãos e fundos para acelerar a vacinação, entre uma longa lista de medidas.
Mesmos cuidados
De janeiro de 1918 a dezembro de 1920, a gripe espanhola infectou em torno de 500 milhões de pessoas no mundo. As recomendações eram evitar aglomerações, não fazer visitas e tomar cuidados com o nariz e a boca. Não havia vacina naquela época. Os antibióticos só surgiram em 1928.
Desandou
A Petrobras aumenta hoje os preços da gasolina e do diesel nas refinarias pela quinta vez em 2021.
Para comparar, a notícia publicada a 14 de abril do ano passado: “A gasolina acumula baixa de 8,5 por cento para os consumidores nas últimas semanas. O litro é vendido, em média, a 4 reais e 14 centavos.”