O ex-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Valter Nagelstein, assume como novo comentarista político da RDC TV. Atual presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Canoas (Canoasprev), o político fará participações todas as quartas-feiras no programa Portal RDC e assinará uma coluna semanal no site da emissora.

A estreia está prevista para esta quarta-feira (10).

Nagelstein foi eleito vereador da capital em 2009, cargo no qual atuou por três mandatos. Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em direito urbanístico, é ex-diretor do Banco de Fomento do RS e ex-chefe de gabinete da presidência da FIERGS.

Ao longo da carreira, também aperfeiçoou sua formação no exterior, estudando em Cambridge, na Inglaterra, e cursando extensão em Civilização Francesa na Universidade de Sorbonne, em Paris.

Entre 2010 e 2012 foi secretário de Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre, em gestão premiada com o troféu Prefeito Empreendedor do Sebrae. Entre 2015 e 2016, foi secretário de Urbanismo da capital, responsável pela implantação do processo eletrônico que agilizou trâmites da secretaria. Ele também liderou o MasterPlan do 4 Distrito e a recriação da Zona Rural.

Em 2020, Nagelstein concorreu como candidato à Prefeitura de Porto Alegre pelo PSD.

Na emissora, Nagelstein deve discutir assuntos relacionados ao direito, ao urbanismo, ao desenvolvimento econômico, à política e às relações internacionais. Como elemento de destaque, o político aposta no resgate de referências históricas para dar profundidade às análises.

“Minha perspectiva é conservadora. Quero valorizar as conquistas da humanidade, a liberdade do indivíduo e nessa ótica falar sobre os fatos do país, do mundo e da cidade”, explica.

Questionado sobre a repercussão de suas falas, Valter assume que tem opinião forte.

“As minhas análises e falas são posicionadas, o que pode agradar a uns e desagradar a outros. Mesmo correndo o risco da distorção, busco me pautar pela ponderação, mas sob a minha perspectiva”, comenta.

Compartilhe essa notícia: