| Gabriela Porto Alegre|

A Central de Atendimento Funerário (CAF) de Porto Alegre registrou, nos últimos dias, um aumento no fluxo óbitos.
De segunda-feira até o final da tarde deste sábado (13), foram pelo menos 694 liberações de corpos para sepultamento, cremação ou translado – sendo 113 somente hoje. Neste sábado, uma aglomeração chegou a se formar em frente à central. O número de pessoas, porém, tinha relação não apenas com os óbitos registrados na Capital. Mas, também, com demora no registro das mortes.

De acordo com a assessoria de comunicação da CAF, o local conta com uma área de atendimento da central de liberações (responsável pela emissão da guia) e com um plantão dos cartórios para emissão das certidões de óbito. Esse plantão, independente e de responsabilidade do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), porém, não tem acompanhado a rotina de atendimentos, segundo a CAF.

Enquanto a central mantém atendimento 24h, o plantão do cartório funciona com horários alternativos. Isto é, durante a semana e em horário comercial, os cartórios emitem as certidões em suas sedes. Após o horário comercial e aos finais de semana, o atendimento é realizado dentro da CAF, com diferentes escalas de horário. Hoje, por exemplo, o cartório para emissão dessa certidão ficou fechado das 12h às 14h, o que, conforme a CAF, pode ter contribuído com as aglomerações que se formaram em frente à sede.

 

Liberações feitas pela CAF de segunda até sábado:

8/3 = 113

9/3 = 123

10/3 = 106

11/3 = 124

12/3 = 115

13/3 = 113 (até às 18h)

Compartilhe essa notícia: