Acreditou
A China omitiu dados para a Organização Mundial da Saúde (OMS) que investiga as origens da Covid-19. Uma equipe passou quatro semanas em Wuhan, mas voltou com as mãos abanando. Terça-feira, durante entrevista, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, admitiu que as informações são insuficientes.
Como dizia o personagem de um programa de TV, “só não contaram a ele que seria difícil…”. A plateia, então, caía na risada. Agora, é de chorar.
Espertinhos caem no golpe
Após investigações da Polícia Federal, uma mulher acusada de aplicar vacinas contra a Covid-19 em empresários e políticos de Belo Horizonte foi presa e encaminhada à penitenciária. Cobrava 600 reais por duas aplicações. Poderá cumprir até 15 anos de reclusão, se condenada, por suspeita de importação ilegal, desvio das doses ou falsificação.
24 horas de perigo
O risco adicional do dia 1º de abril, este ano, é aumentar a circulação de notícias falsas pelas redes sociais sobre pandemia. A desinformação, incluindo conselhos sobre tratamentos, tem levado a consequências trágicas.
Custo adicional
Em 12 meses encerrados em fevereiro, as contas do governo federal acumulam déficit primário de 691 bilhões e 720 milhões de reais. É resultado do confronto entre despesas e receitas, desconsiderando o pagamento dos juros da dívida. Representa o que o setor público pagou para enfrentar a pandemia.
Expectativa
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, ontem, o projeto de lei 639/21, do deputado Rubens Bueno, do Cidadania do Paraná, que prorroga até 31 de julho deste ano o limite para entrega da declaração do Imposto de Renda de 2021. O prazo atual acaba em 30 de abril. A proposta segue para análise do Senado.
Quase imperceptível
Escritórios do Procon, órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, recebem com frequência cada vez maior reclamações sobre uma artimanha para mascarar aumentos. Alguns fabricantes reduzem o peso dos produtos e mantêm os mesmos preços. Em vez de 500 gramas, o pacote registra 450 gramas.
Segue em órbita
Em uma gravação que circula pelas redes sociais, Roberto Jefferson, especialista em truculências, conversa com um vereador de Juiz de Fora e defende a criação de milícias na cidade para agredir e intimidar a Guarda Municipal da cidade.
Mal na fotografia
Em seu último relatório anual sobre a situação dos direitos humanos no mundo, publicado terça-feira, o governo dos Estados Unidos, criticou “a falta de implementação efetiva das leis para prevenir e punir atos de corrupção na Argentina”. O trabalho também diz que “instituições fracas e um sistema judicial frequentemente ineficaz e politizado minaram as tentativas sistemáticas de conter o problema”.
Há 75 anos
A 1º de abril de 1946, Getúlio Vargas anunciou que exerceria o mandato de deputado pelo Rio Grande do Sul na Assembléia Nacional Constituinte. A legislação permitia a um mesmo candidato concorrer por vários estados e a mais de um cargo. Elegeu-se senador de São Paulo (pelo Partido Social Democrático) e do Rio Grande do Sul (pelo PTB), renunciando a ambos. Para a Câmara dos Deputados, obteve mandatos por sete estados: Paraná, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul.