Buscas conjuntas

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, assume hoje a presidência do Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana, substituindo Miki Breier, de Cachoeirinha. A prioridade é a compra conjunta de vacinas contra a Covid-19, mas inclui também as áreas de segurança, mobilidade, resíduos sólidos e turismo. Os 16 municípios integrantes buscarão soluções de forma unificada.

Em 2008, quando presidiu a Câmara de Porto Alegre, Melo promoveu um ciclo de evento sobre visão do futuro, cujo conteúdo servirá como referência agora.

Não dá para vacilar

Economistas e analistas de mercado mantiveram ontem a previsão para a inflação de 2021 em 4,81 por cento na pesquisa semanal Focus do Banco Central, divulgada ontem. No ano passado, ficou nos 4,25 por cento.

Quem vai às compras sabe que o índice oficial mascara aumentos que ameaçam a estabilidade mantida desde o lançamento do Plano Real. Como ensina antigo ditado, não convém ao governo fazer piquenique na beira do vulcão. Chegou o momento de advertir a cadeia produtiva. Tendo a corda solta, irá longe…

Exemplo

Preparemos o bolso: a Petrobras informou, ontem, que seus preços de venda de gás natural para distribuidoras terão aumento de 39 por cento a partir de 1° de maio, em comparação com o último trimestre.

Grande desafio

Amanhã, será assinalado o Dia Mundial da Saúde. Foi criado em 1948 para difundir informações em favor do bem estar e da preservação da vida. Em 2020, enfermeiras e parteiras foram as homenageadas. Este ano, o foco se concentra na necessidade de que países pobres também sejam abrangidos com a vacinação contra a Covid-19.

Derrapagens

A Organização Mundial da Saúde, criticada durante a pandemia, já falhou nas crises da gripe H1N1 (2009) e do ebola (2014). Só agora, passado um ano do surgimento da crise, pediu transparência à China na investigação sobre as origens da tragédia e não obteve.

Impacto maior

Dados do painel da Universidade de Washington, que reúne projeções sobre diversas regiões do mundo, mostram que o Brasil deve bater novamente o recorde de mortes mensais. Em março, o pior até agora, foram 66 mil e 800.

Salto perigosíssimo

Faltando 108 dias para começar a Olimpíada, as autoridades de saúde do Japão receiam que variantes estejam impulsionando uma quarta onda da pandemia no país. Parecem ser mais infecciosas e resistentes a vacinas, que ainda não estão amplamente disponíveis no país. A situação é pior em Osaka, onde todas as atividades pararam ontem e ficarão assim por um mês.

Deu no site

Cinco frascos da vacina CoronaVac, contendo 10 doses cada, foram roubados por um homem que invadiu um posto de saúde na zona norte do Rio de Janeiro, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Não se poderia esperar outra coisa na ex-Cidade Maravilhosa…

Efeito da crise

Levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes: em torno de 300 mil restaurantes fecharam as portas no país, em 2020, e não reabrirão. Os proprietários dos 700 mil estabelecimentos que sobrevivem tinham a esperança de que a situação agora iria melhorar um pouco. Começam a perdê-la.

Era necessária

O presidente da República, Jair Bolsonaro, acaba de sancionar a lei 14.132, que tipifica o crime de perseguição, alterando o Código Penal. Prevê pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa. O crime é definido como perseguição reiterada, por qualquer meio, como a internet, que ameaça a integridade física e psicológica de alguém, interferindo na liberdade e na privacidade da vítima.

Compartilhe essa notícia: